Escolas, shoppings e comércios de Cotia podem definir sobre o uso obrigatório de máscaras

Saiba onde o uso de máscara será obrigatório e optativo em Cotia

Foto: Divulgação / Prefeitura de Cotia 


O prefeito de Cotia, Rogério Franco, anunciou na noite desta quinta-feira (17) que a cidade vai seguir o decreto do Estado de São Paulo sobre a flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados e abertos.

De acordo com o decreto estadual, o uso de máscaras só será obrigatório no transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.

Em Cotia, a máscara será obrigatória em hospital, pronto-socorro e pronto atendimento, clínicas e laboratórios, unidades básicas de saúde, consultórios odontológicos, de estética e afins, além de clínica veterinária.

Já o uso de máscara será optativo em empresas, escritórios, lojas, shoppings, restaurantes, academias, escolas, cursinhos e faculdade. Ou seja, caberá a gerência/coordenação destes estabelecimentos definir sobre o uso de máscaras em seus espaços.

Leia o comunicado da Prefeitura de Cotia na íntegra:

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Cotia, por meio de sua Secretaria de Saúde, tem adotado as medidas de proteção e enfrentamento à disseminação do vírus seguindo as orientações do Comitê Científico de Saúde do Estado de São Paulo. Assim foi no momento de maior restrição com a suspensão de aulas presenciais, atendimento em estabelecimentos comerciais e de serviços não-essenciais, distanciamento social, entre outros.

Com o avanço da vacinação entre a população e o alívio na estrutura de saúde em relação aos casos agravados da doença, o Governo do Estado, por meio do decerto 66.575/2022, deliberou sobre a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados.

A regra, no entanto, não se aplica ao transporte coletivo (trem, metrô, ônibus, táxi, transporte de aplicativo) e os seus respectivos locais de embarque e desembarque, e todos os locais de atendimento em saúde (hospitais, clínicas, prontos-socorros, unidades de saúde), nestes espaços o uso de máscara segue obrigatório.

A cidade de Cotia, mais uma vez, seguirá as orientações do Estado baseada na melhora contínua nos indicadores epidemiológicos relacionados à pandemia.

Onde a máscara segue obrigatória:

- Hospital;

- Pronto-Socorro e Pronto Atendimento;

- Clínicas e laboratórios;

- Unidades Básicas de Saúde;

- Consultórios odontológicos, de estética e afins;

- Clínica Veterinária.

Onde a máscara é optativa*:

- Empresas;

- Escritórios;

- Lojas;

- Shoppings;

- Restaurantes;

- Academias;

- Escolas;

- Cursinhos;

- Faculdade.

*A gerência/coordenação destes estabelecimentos poderá definir sobre o uso de máscaras em seus espaços.
Postagem Anterior Próxima Postagem