Embu das Artes comemora 63 anos hoje com atrações

A Prefeitura de Embu das Artes e seus equipamentos não terão expediente porque é ponto facultativo.



Nesta sexta-feira, 18/2, Embu das Artes completa 63 anos de emancipação político-administrativa. Em 1959, por iniciativa de emancipadores, houve a articulação de um plebiscito no qual a maioria dos moradores escolheu a independência do município, que fazia parte de Itapecerica da Serra.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras. A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch.

Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 53 anos de atividade neste ano. Declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, a feira recebe a cada fim de semana milhares de visitantes e turistas do Brasil e do mundo que passeiam pelas ruas do centro histórico atraídos por artesanatos, bijuterias, pinturas, esculturas, bordados, rendarias, roupas, calçados, objetos de decoração, cestaria e outros artigos.

Prefeitura não terá expediente:

A Prefeitura de Embu das Artes e seus equipamentos não terão expediente na sexta-feira, 18/2, ponto facultativo. Os polos de vacinação também estarão fechados, assim como as unidades básicas de saúde.

Funcionam normalmente na sexta: Restaurante Popular para café e almoço e feiras livres. Comércios e empresas poderão abrir.

A Feira de Artes e Artesanato está mantida no sábado (19) e domingo (20) das 9 às 18h.

Os serviços essenciais como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário, SAMU e a Defesa Civil atendem sem interrupção.

O atendimento ao público retorna na segunda-feira (21/2).

Apresentações culturais

Para comemorar a data, no dia 18/2, artistas da cidade vão se apresentar no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Largo 21 de Abril, 29, Centro, conforme a programação:

15h00 – Abertura
15h15 – Dança
15h30 – Música (violino)
15h45 – Balé
16h00 – Literatura de cordel
16h15 – Música (saxofone)
16h30 – Dança cigana
16h45 – Música (violão)
17h00 – Banda Municipal de Embu das Artes
Postagem Anterior Próxima Postagem