Idosa de 66 anos luta por transferência após ser internada com problema pulmonar em Cotia

Cleuzinete de Oliveira Domingues foi diagnosticada com broncopneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); sem vaga, a filha da paciente informou que ela corre o risco de voltar para casa

Cleuzinete, de 66 anos, está internada na UPA do Atalaia desde o dia 29 de dezembro. Foto enviada ao Cotia e Cia 


Dona Cleuzinete de Oliveira Domingues, de 66 anos, está internada desde o dia 29 de dezembro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia, em Cotia, com problemas pulmonares.

Cleuzinete sofre de asma e foi diagnosticada com broncopneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Para dar continuidade ao tratamento, segundo sua filha, ela precisa ser transferida para outro hospital. Porém, não está conseguindo vaga.

“Nesta manhã (3), fui saber de notícias dela [na UPA] e os médicos disseram que não podem mais medicá-la com os remédios que ela vinha tomando até agora. E como ela não consegue a vaga, eles terão que dar alta para ela. A gente está de mãos atadas, porque ela não melhora e, agora, corre o risco de vir para casa sem o tratamento”, explica Cleuziane de Oliveira Domingues, filha de dona Cleuzinete.

A idosa começou a sentir falta de ar há cerca de duas semanas. Passava por atendimento na UPA com frequência, mas sempre a liberavam para casa. Como ela não apresentou melhoras, passou por um exame de imagem que constatou o seu diagnóstico.

“Os médicos informaram que ela precisa de atendimento especializado, porém, todos os dias que eu chego na UPA para saber notícias da minha mãe, eles falam que não tem vaga nem no Hospital de Cotia e nem em os outros hospitais”, disse Cleuziane.

Cotia e Cia entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Cotia e aguarda retorno. Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde não retornou o contato até a publicação desta reportagem.









Postagem Anterior Próxima Postagem