Submundo de Cotia: grupo leva alimentos e roupas aos 'invisíveis' do município

Reportagem do Cotia e Cia acompanhou o trabalho de um grupo de voluntários na noite de sábado (10); cerca de 100 marmitas e dezenas de peças de roupas foram entregues; os relatos e os depoimentos, tanto das pessoas em situação de rua, quanto das famílias que vivem em extrema vulnerabilidade, você confere no vídeo que segue na reportagem



Não há números oficiais de quantas pessoas em situação de rua existam hoje no município de Cotia. Mas de acordo com um grupo de voluntários, que entrega comida e roupa para essa população, apenas da região central da cidade até o km 30 da rodovia Raposo Tavares, a estimativa é que seja muito mais do que cem.

Cotia e Cia acompanhou, na noite deste sábado (10), a ação social deste grupo, composto por familiares e amigos. Das cem marmitas com arroz, feijão, salsicha e batata, sobraram apenas oito. Mas não por falta de pessoas. Acontece que tinha outro grupo também fazendo o mesmo trabalho no horário.

A entrega, que é feita de 15 em 15 dias, começou no bairro do Atalaia, próximo ao posto de saúde. De lá, o grupo seguiu para a região central, passando pela Raposo Tavares em destino ao Barro Branco e depois Rio Cotia. O trabalho começou há 4 meses, mas atualmente enfrenta dificuldades para se manter.

“A gente está tendo muita dificuldade para manter as marmitas descartáveis que a gente usa e as misturas. Pra nós é bem difícil pra estar conseguindo. Tem vez que a gente consegue o dinheiro da gasolina, tem vez que não. A gente vem em dois carros. Mas quando a gente não consegue o dinheiro da gasolina, a gente vem em um carro só pra poder trazer roupa para eles”, explica Ester Santos de Assis, líder do grupo.

Ester chega nos locais anunciando que a marmita chegou. “Alimentação!”, é o grito ecoado por sua voz. Ao ouvi-la, as pessoas em situação de rua saem de onde estão para receber o alimento.

A reportagem completa você pode conferir no vídeo abaixo. Para ajudar, entre em contato através do WhatsApp 11 97237-9115



Postagem Anterior Próxima Postagem