Dezenas de pessoas se aglomeram no McDonald’s do centro de Cotia para retirada de pedidos

Imagens foram gravadas na noite deste sábado (10); em nota, a empresa disse que retirada de alimentos está “permitida pelas autoridades locais”, mesmo durante a fase emergencial do Plano SP.

Dezenas de pessoas se aglomeraram em uma fila na noite deste sábado (10) no McDonald’s do centro de Cotia. As imagens foram feitas por uma moradora e enviadas ao Cotia e Cia. 

A empresa disse em nota que a modalidade ‘take away’ (retirada no balcão) está “permitida pelas autoridades locais” (confira a nota no final da reportagem). 

Apesar da informação do McDonald’s, a cidade, assim como todo o estado, ainda permanecem, até este domingo (11), na fase emergencial, onde é proibida a retirada de qualquer produto em restaurantes, lanchonetes e similares. Nesta fase, segundo o decreto do governo de São Paulo, apenas são permitidos os serviços de delivery e drive-thru.

Mesmo com o drive-thru permitido, a fila de carros no McDonald’s causou extremas complicações no trânsito na noite de ontem, para quem pretendia acessar o centro ou para quem estava no sentido bairro. Não havia fiscalização de trânsito no momento.


PODE OU NÃO PODE A RETIRADA NO LOCAL?  

A Justiça de São Paulo havia autorizado a retirada de pedidos presencialmente em restaurantes filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mesmo durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Mas um dia depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar e voltou a valer a mesma regra estabelecida pelo governo paulista. 

Mas em nota enviada ao Cotia e Cia neste domingo, o McDonald’s afirmou que essa modalidade de retirada em balcão estaria permitida pelas autoridades locais, desde que ocorresse na área externa dos restaurantes.  

Confira a nota do McDonald’s

"A empresa declara que cumpre as normas  estabelecidas em cada localidade e esclarece que reforçou os protocolos de higiene e segurança nos restaurantes para continuar operando e oferecendo uma experiência rápida e segura para clientes, funcionários e parceiros. Em relação ao “take away”, de acordo com o entendimento das autoridades locais, essa modalidade estaria permitida desde que ocorresse na área externa dos restaurantes. Por meio da iniciativa McProtegidos, a companhia comunica e orienta seus clientes sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e álcool gel, assim como a importância do distanciamento".

Procurada, a Prefeitura de Cotia ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Reportagem: Neto Rossi e Rudney Oliveira


Postagem Anterior Próxima Postagem