Vacinação contra a Covid-19 em SP começa dia 25 de janeiro, diz governo

Se a vacina CoronaVac for aprovada pela Anvisa, primeiras aplicações serão feitas em profissionais de saúde, indígenas e quilombolas




A vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado de São Paulo pode começar no dia 25 de janeiro de 2021 em profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas e quilombolas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7/12) pelo governo de São Paulo.

Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a vacina ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado da fase 3 deve ser divulgado na próxima semana.

Segundo o governador João Doria, cada indivíduo receberá duas doses. A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil locais.

Idosos com mais de 75 anos serão o segundo grupo a receber a primeira dose da vacina, prevista para ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro. Para pessoas de 70 a 74 anos, a vacinação começa em 15 de fevereiro, e de 65 a 69 anos no dia 22 do mesmo mês. De 60 a 64 anos, a previsão de início é 1º de março. A primeira fase da campanha deve acabar em 28 de março.

O Governo do Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.

Estudos clínicos já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.


Cronograma estadual de vacinação contra a Covid-19

Público-alvoPrimeira doseSegunda dose
Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas25 de janeiro15 de fevereiro
75 anos ou mais08 de fevereiro1° de março
70 a 74 anos15 de fevereiro08 de março
65 a 69 anos22 de fevereiro15 de março
60 a 64 anos1° de março22 de março





Postagem Anterior Próxima Postagem