Sindicato dos jornalistas repudia fala do prefeito de Cotia

O sindicato se manifestou após Rogério Franco (PSD) ter criticado jornalistas em uma live.



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo publicou uma nota em seu site repudiando falas do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD). Durante uma live em seu facebook o chefe do executivo usou termos como “canalha vendido” e “vagabundo” para classificar jornalistas do jornal O Reporter Regional, chamando a equipe do jornal de “irresponsável”. O prefeito depois excluiu o vídeo de sua rede social.

Entenda:

O jornal Repórter Regional publicou matéria, no dia 15 de abril, em que apresentava dados indicando uma possível existência de superfaturamento em contrato firmado pela Prefeitura de Cotia para fornecimento de pacotes de merenda a escolas da rede municipal.

A reportagem assinada pelos jornalistas Valter Wolff e José Rossi Neto, ouviu o diretor da empresa responsável pelo kit de merenda, que apresentou suas explicações sobre os preços cobrados. Registrou que a Prefeitura de Cotia foi procurada e não se posicionou sobre o assunto. 

Nota do Sindicato:

"O Sindicato dos Jornalistas entende que é um direito do prefeito ou de qualquer pessoa criticar a reportagem e apresentar a sua versão dos fatos. Isso, porém, não se confunde com ataques pessoais ou intimidações. A liberdade de imprensa tem estado sob ameaça no Brasil atual. Atos violentos contra jornalistas se multiplicam, física ou virtualmente, nas redes sociais. Prestamos solidariedade aos jornalistas atacados, colocando-nos à disposição para eventuais medidas que queiram adotar.

Qualquer violência ou ameaça contra o trabalho dos jornalistas é um atentado à democracia.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Postagem Anterior Próxima Postagem