Cotia registra primeiro caso suspeito de corona vírus

Homem de 20 anos chegou ao Brasil há cinco dias.

Homem deu entrada na UPA do Atalaia

A Secretaria de Saúde de Cotia informou que na tarde desta sexta-feira (28/02), um homem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia apresentando sintomas como febre e dor de garganta. O homem tem 20 anos de idade e é morador da cidade de Izumo, no Japão. O homem chegou no Brasil há cinco dias.

Foi acionado o Time de Resposta Rápida (TRR) e entrou em ação os protocolos de atendimento elaborados pela Secretaria de Saúde com base no que foi preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Municipal da Saúde.

O paciente recebeu atendimento em área de isolamento, apresenta bom estado de saúde e aguarda os resultados dos exames que confirmarão ou descartarão a suspeita de Covid-19  (Corona Vírus) - conforme o protocolo.

Segundo a secretaria de saúde de Cotia são considerados suspeitos pacientes que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse e dispneia), que tenham histórico de viagem à área com transmissão local, nos últimos 14 dias, ou que tenham tido contato próximo com caso de Covid-19 confirmado em laboratório ou caso suspeito, nos últimos 14 dias.

Ainda em Cotia, o Templo Zu Lai irá medir a temperatura dos visitantes e suspendeu várias atividades. Saiba mais clicando aqui.

Na cidade vizinha de Ibiúna, 2 casos são investigados. Saiba mais clicando aqui.

Fake News

Na sexta-feira, antes da confirmação da suspeita, uma  montagem com a imagem do programa Cidade Alerta da Record se espalhou pela internet, o post afirmava que havia um caso do coronavírus confirmado no município de Cotia, porém a imagem e a informação são falsas. Segundo a prefeitura " Notícias falsas causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação por parte das autoridades em saúde."


Manter higiene pessoal é fundamental: 

Lembre-se sempre:
* Lave sempre as mãos com água e sabão;
* Mantenha os ambientes ventilados;
* Não compartilhe objetos pessoais e nem copos, talheres e afins;
* Ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável, na ausência deste, proteja com o braço e não com as mãos;
* Se possível, mantenha um frasco de álcool em gel na bolsa;
* Evite levar as mãos ao rosto e nariz.








Postagem Anterior Próxima Postagem