Na quinta-feira (20), Caucaia terá os tradicionais tapetes de Corpus Christi

Da onde surgiu a tradição que está em seu 20º ano em Caucaia?


Quem estiver no distrito de Caucaia do Alto neste feriado perceberá que o bairro estará mais colorido e com ruas interditadas, trata-se dos tradicionais tapetes de Corpus Christi que chega ao seu 20º ano.

Apesar de tradicional poucas pessoas sabem o significado e da onde surgiu a ideia de começar a enfeitar Caucaia do Alto com os tapetes, o Cotia e Cia conversou com exclusividade com idealizador da obra de arte.

Valdemir Batista buava, conhecido como Mimil tem 58 anos e nasceu em Caucaia conta que a ideia partiu da cidade Santana de Parnaíba "20 anos atrás estava voltando de Santana de Parnaíba e vi um amigo da igreja fazendo um tapete fininho com areia e casca de ovo e pensei por que Caucaia não podia ter um tapete igual a da cidade vizinha e resolvi conversar com o padre que na época era o padre Omar. Ele topou e assim implantamos e fizemos nos anos seguinte".

O processo da confecção é feito através de pó de serra e tinta "Compramos a tinta anilina pra tingir, misturamos a tinta com álcool e misturamos em betoneira, depois ensacamos. Colocamos também sal grosso tingido, casca de ovo, pipoca e tampinhas, mas vale lembrar que a criatividade é a alma dos tapetes" detalhe Mimil.

Betoneira é usada para tingir o pó de serra.

Perguntado sobre quem pode participar ele responde que não tem restrição "Boa pergunta. No meu entender todos que fazem parte de nossa cidade, pois independente de religião eu acredito que Jesus é um só. Então não tem que ser exclusivo de um grupo. Eu comparo a religião como o futebol, você pode ser São Paulino eu corintiano mais quando chega a Copa do Mundo somos brasileiros e torcemos pra seleção brasileira. Resumindo nesse dia somos todos Jesus".

A confecção do tapete de 500 metros é iniciado meia noite do dia 20 de junho "começamos a desenhar no chão e com uma equipe de amigos e terminamos as 5.30h da manhã". A partir das 6 horas da manhã a comunidade chega para começar a preencher e finalizar a obra de arte.


Durante alguns anos Valdemir participou dos tapetes na cidade vizinha de Santana de Parnaíba.

Quer participar? Neste ano a Solenidade de Corpus Christi na Paróquia NS Imaculada Conceição de Caucaia acontece na quinta-feira (20/06) a partir das 6h00 é feito a Confecção dos tapetes e as 15 horas será realizada a missa campal na Praza da matriz, em seguida é realizada uma procissão em cima dos tapetes.

História dos tapetes:


Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Postagem Anterior Próxima Postagem