Prevenção do suicídio é tema de palestra aberta ao público em Cotia

Evento será no dia 25/09, no Espaço Movimenta Cotia, das 8h30 às 11h30, e marca o ‘Setembro Amarelo’, mês de enfrentamento e prevenção do suicídio


Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio e a cor amarela foi escolhida para alertar sobre a importância de identificar sinais, apoio, ajuda e informação. E é para levar informação para a população que será realizado palestras sobre o tema, no dia 25/09, das 8h30 às 11h30, no Espaço Movimenta Cotia. O evento é aberto ao público. 

Entre os palestrantes estão o médico Psiquiatra e coordenador da Saúde Mental de Cotia, Messias Padrão, o Enfermeiro especialista em Saúde Mental, Alexandre Oliveira Nascimento, a Enfermeira Psicoterapeuta, Carolina Giusti, e a Psicóloga e Psicoterapeuta, Margareth Oliveira. 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio, desde 2015. O slogan da iniciativa é “Falar é a melhor solução”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser evitados, por isso, é tão importante atenção de todos. 

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (2017) mostra que, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, no Brasil, e que esta é a quarta maior causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, no País. 

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida lançou um canal de comunicação gratuito de prevenção do suicídio pelo número 188 (24 horas). Além disso, são disponibilizados postos de atendimento presencial, por chat e e-mail, informações em (www.cvv.org.br). Nestes canais, mais de dois mil voluntários atendem, de forma sigilosa, quem quer e precisa conversar. 

\
Postagem Anterior Próxima Postagem