Saúde: Saiba o que fazer quando você está com diarréia

saude.hsw.uol
Nos últimos dias, por causa do forte calor as infecções intestinais são mais comuns nesta época do ano. Uma explicação para isso é o aumento da ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, por conta do calor. É época do ano em que as pessoas costuma comer em lugares de higiene questionável, como barraquinhas em praias, e beber água de origem duvidosa. Muitas vezes o gelo servido em bebidas é feito com água contaminada. Em caso de diarréia, o soro caseiro pode ser uma solução. Mas, se for persistente, um médico deve ser consultado.

Se você ou alguém que conheça esta com esse problema, listamos algumas dicas:

Mantenha-se hidratado. Você pode perder muito líquido com a diarréia, mas perde também eletrólitos, minerais como o sódio e o potássio, que são fundamentais para o funcionamento do seu corpo. Eis aqui como substituir o que você está perdendo:

Beba muito líquido - consuma oito copos de líquidos por dia, ou 12 copos se estiver com febre. A água pura não fornece todos os eletrólitos, mas é uma boa opção para ajudar a substituir líquidos que você tenha perdido. Outras opções incluem chá fraco com pouco açúcar, bebidas esportivas, refrigerantes sem gás e sucos de fruta, exceto maçã e ameixa seca, que têm efeito laxante;


Os líquidos ingeridos devem estar frios, mas não gelados- Seja o que for que você escolha para beber, mantenha a bebida fria. Dê pequenos goles, não engula tudo de uma vez; será mais fácil para o seu organismo se você tomar pequenos goles frequentes do que beber um copo inteiro de uma só vez.

Tome um pouco de canja de galinha- Tome-a morna ao invés de quente e adicione um pouco de sal se ainda não estiver salgada.

Descanse- Dê ao seu corpo uma chance de combater o microorganismo que está causando a diarréia.

Ponha uma bolsa de água quente sobre a sua barriga- Isso pode ajudar a aliviar as câimbras abdominais.

Experimente iogurte - Escolha um tipo que contenha lactobacilos vivos, bactérias amigas que normalmente vivem no aparelho digestivo. Mesmo pessoas com intolerância à lactose normalmente aceitam bem esse tipo de iogurte.

Coma alimentos de fácil digestão- Uma boa escolha inclui sopa, gelatina, arroz, macarrão instantâneo, bananas, batatas, torradas, cenouras cozidas, bolachas salgadas e carne de galinha sem pele.

Tome o remédio certo- Parar a diarréia com uma medicação que não necessita de prescrição médica pode não ser a melhor escolha, já que a diarréia provavelmente reflete a tentativa do seu corpo em livrar-se de uma bactéria importuna.

Não consuma laticínios- Evite  leite,  queijo e outros produtos derivados do leite (exceto o iogurte, a menos que você normalmente não o tolere muito bem) quando tiver diarréia,  e por um período de três semanas após estar curado. O intestino delgado, onde o leite é digerido, é afetado pela diarréia e não irá funcionar muito bem por um tempo.

Corte a cafeína- Do mesmo modo que estimula seu sistema nervoso, a cafeína também, estimula o funcionamento do seu intestino. E essa é a última coisa que você precisa quando está com diarréia.

Diga não aos doces- Elevadas concentrações de açúcar podem aumentar a diarréia. O açúcar das frutas pode fazer o mesmo.

Evite alimentos gordurosos ou ricos em fibra- Esses são os mais difíceis para você digerir neste momento. O seu sistema digestivo necessita de alimentos mais e suaves.

Se você for um adulto normal e saudável, a diarréia não é uma grande preocupação. Ela pode, no entanto, ser muito séria para outros segmentos da população. Na próxima seção, veremos como a diarréia é uma ameaça particular aos idosos e bebês.

Referencias:
saude.hsw.uol
Folha de São Paulo
Postagem Anterior Próxima Postagem