Morador denuncia situação precária de cães em terreno baldio em Cotia

Animais vivem entre lixo e entulho; prefeitura disse que notificou responsável e fará nova fiscalização

Foto enviada ao Cotia e Cia 

Por Daniel Harzer

#FalaCidadão: Um morador do Jardim Leonor, em Cotia, denunciou para a prefeitura a situação precária em que vivem alguns cães em um terreno baldio.

Nas imagens gravadas pelo morador (veja abaixo), é possível ver ao menos dois animais deitados em abrigos improvisados, cercados por entulho e lixo orgânico em decomposição.



Segundo o denunciante, que preferiu não ser identificado, os cães aparentam estar desnutridos e com feridas possivelmente causadas por sarna ou bicheira. A situação, segundo ele, se repete com os animais que ficam em uma casa vizinha, pertencente ao mesmo tutor.

Terreno encontra-se em situação precária

Além dos maus-tratos, o morador alerta para os riscos à saúde pública no local: água parada, infestação de ratos, baratas, camundongos, escorpiões e outros insetos transmissores de doenças. Ele afirma que já realiza denúncias há pelo menos três anos, sem que medidas efetivas tenham sido tomadas.

“Diversas denúncias já foram feitas a diferentes órgãos públicos, e o responsável pelo local já foi acionado judicialmente várias vezes, mas nada de efetivo foi realizado. A sensação de impunidade e descaso é compartilhada por todos os moradores da região”, relatou.

O que diz a Prefeitura de Cotia

Em nota enviada ao Cotia e Cia, a Prefeitura de Cotia informou que a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, recebeu a denúncia e enviou uma equipe ao local, constatando a presença de muitos cães em espaço reduzido.

O responsável pelo imóvel, de acordo com a pasta, foi notificado e recebeu orientações para melhorar as condições dos animais.

A secretaria informou ainda que uma nova fiscalização será realizada para verificar o cumprimento das exigências e garantir a saúde e o bem-estar dos cães.





Postagem Anterior Próxima Postagem