Gestão municipal poderá contratar mão de obra diretamente dos prestadores de serviços, sem as tradicionais licitações, no valor de até R$ 12,5 mil por serviço
![]() |
Foto: Reprodução |
A Prefeitura de Cotia aderiu ao ‘Contrata +Brasil’, plataforma lançada pelo governo federal com o objetivo de conectar Microempreendedores Individuais (MEIs) ao poder público municipal.
Com a inscrição de Cotia, a gestão municipal poderá contratar mão de obra diretamente dos prestadores de serviços, sem as tradicionais licitações ou processos burocráticos e demorados, como serviços de manutenção e pequenos reparos, no valor de até R$ 12.545,11 por serviço.
A articulação foi feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, junto ao Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, do Governo Federal.
A formalização da parceria foi feita durante a visita de Marcelo Strama, diretor de fomento do ministério, e Paulo Barbosa, coordenador geral de fomento do ministério, ao gabinete do prefeito de Cotia.
“Cotia é um dos primeiros municípios a aderir ao ‘Contrata +Brasil’ e agora vamos poder contratar mão de obra dos nossos microempreendedores para fazer serviços de pintura, manutenções elétricas, entre outros serviços em que muitas vezes precisamos de mão de obra imediata. Obrigado ao ministro Márcio França pelo apoio e parceria com Cotia”, disse o prefeito Welington Formiga.
Entre os serviços que podem ser contratados pela plataforma estão: pedreiro, marceneiro, encanador, eletricista, pintor, consertos hidráulicos, manutenção em equipamentos, entre outros, em unidades públicas municipais. Em breve, a Prefeitura começará a lançar demandas de serviços na plataforma.
As necessidades de serviços serão publicadas pela Prefeitura na plataforma ‘Contrata +Brasil’. Os prestadores de serviços, devidamente cadastrados, poderão apresentar as suas propostas que serão analisadas e, se aprovadas, contratadas pelo poder público municipal. A ferramenta conecta fornecedores locais às demandas do setor público e gera economia e agilidade para a gestão pública, lançando mão de contratação em pequenos negócios.
Os fornecedores de serviços podem se inscrever na plataforma [veja abaixo]. Uma vez cadastrada, a empresa poderá consultar as oportunidades de serviços em aberto e enviarem a proposta. Por meio de mensagens de Whatsapp, o MEI também é avisado sobre demandas inseridas pela Prefeitura. No site do governo federal [veja abaixo] está disponível a cartilha com o passo a passo do programa e como se inscrever.
Serviço
Plataforma ‘Contrata +Brasil’
Informações: https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br
Tutorial para o fornecedor (MEI): https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br/area-do-fornecedor