Cotia teve 5 casos de meningite em setembro, afirma Vigilância Epidemiológica

Informação foi confirmada ao Cotia e Cia nesta quinta-feira (6)

Foto: Agência saúde / DF


A Vigilância Epidemiológica (VE) de Cotia afirmou ao Cotia e Cia, nesta quinta-feira (6), que a cidade registrou, no mês de setembro, cinco casos de meningite. Segundo a VE, os casos aconteceram em bairros distintos, mas não informou quais.

A reportagem recebeu informações de que tinham casos confirmados no Jardim Japão. Mas questionada, a vigilância afirmou que não houve nenhum caso suspeito ou confirmado no bairro.     

Ainda de acordo com a vigilância, um caso da doença foi confirmado em outubro, mas ainda não saiu o resultado da análise que indicará se é meningite viral ou bacteriana.

Em todos os casos, a VE explicou que faz o bloqueio de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente confirmado e passa todas as orientações necessárias para o quadro de meningite.

SP confirma mais duas mortes por meningite

A Prefeitura de São Paulo confirmou mais duas mortes causadas pela meningite meningocócica na cidade de segunda-feira (3) para terça-feira (4). As vítimas são uma mulher de 20 anos de idade, moradora da zona Sul, e um homem de 22 anos de idade, residente na zona norte.

O resultado da análise laboratorial dos dois casos, que sai em 5 dias, deve revelar o tipo de bactéria do sorogrupo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltou que os casos são isolados e não têm relação com o surto na Vila Formosa e Aricanduva, onde foram registrados cinco casos de meningite meningocócica do mesmo tipo C, no período de 16 de julho a 15 de setembro, com um óbito.

Segundo o balanço atualizado da prefeitura, a cidade de SP soma 58 casos da doença meningocócica desde o início do ano. De janeiro a setembro de 2019, foram registrados 158 casos da doença, ou seja, uma redução de 63,2% no âmbito geral. O número de óbitos decorrentes da doença soma agora dez em 2022, ante 28 entre janeiro e setembro de 2019.


Postagem Anterior Próxima Postagem