Prefeito de Itapevi repudia áudio sexista de ‘Mamãe Falei’: “Nunca teve o meu apoio”

Arthur do Val disse que mulheres ucranianas são 'fáceis, porque são pobres'. 'Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, não chega aos pés da fila de refugiados aqui'. Parlamentar é pré-candidato ao governo de São Paulo e filiado ao Podemos, mesmo partido de Igor Soares

Igor Soares disse ainda que saiu da presidência estadual do Podemos após filiação de Arthur do Val. Foto: Montagem / Cotia e Cia 


O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), se manifestou na noite desta sexta-feira (4) em suas redes sociais para repudiar os áudios sexistas e machistas do deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo, Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’, que também é do Podemos-SP.

Quando foi decidida a sua filiação no Podemos, Igor disse que, imediatamente, saiu da presidência estadual do partido “por não concordar com a postura deste parlamentar”.

“Agora, ao ter acesso a possíveis áudios do deputado sobre mulheres ucranianas, tenho convicção que fiz a melhor escolha. Repudio as declarações divulgadas pela imprensa. Lamentável a atitude do parlamentar que nunca teve o meu apoio e agora muito menos. Mais respeito, por favor”, escreveu.

Nos áudios vazados do deputado, que é membro do Movimento Brasil Livre (MBL), ele descreve as impressões sobre as mulheres ucranianas e, em um dos trechos, afirma que elas "são fáceis, porque são pobres". O áudio diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”. Mamãe Falei estava na Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa. 

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, disse [VEJA O QUE DIZ O DEPUTADO SOBRE OS ÁUDIOS VAZADOS NO FINAL DA MATÉRIA]. 

Em outro trecho, ele diz: "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".

Em nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos, o partido classificou as declarações de "gravíssimas e inaceitáveis" e disse que "instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos".

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) afirmou, em seu perfil do Twitter, que Arthur ligou para ela pedindo sua opinião sobre os áudios vazados. Em um vídeo, Isa diz que acha que ele está "muito ferrado" e que está "entrando com uma representação jurídica contra o Arthur com as advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos".

"É TODO DIA, - absolutamente todos os dias -, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento?", disse.

O QUE DIZ O DEPUTADO

De volta ao Brasil, Arthur do Val classificou seus áudios como um "erro em um momento de empolgação".

"Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto", disse do Val hoje, ao ser questionado pela imprensa.

Se as pessoas quiserem me julgar têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes — uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi a melhor das posturas, é nítido aquilo, mas como te falei, é um áudio privado

[ESSE TEXTO FOI EDITADO ÀS 09H51 DE HOJE (05/03/2022)]
 
Matéria com informações do Metrópoles e G1
Postagem Anterior Próxima Postagem