Caçambas de ecopontos em Cotia viram alvos de incêndio e descarte irregular

Denúncia foi enviada ao Cotia e Cia pela coluna #FalaCidadão


Caçambas no Jd Sandra. Foto enviada pela moradora Gabriela Medeiros


As caçambas de dois ecopontos em Cotia, onde os munícipes deveriam descartar resíduos recicláveis, viraram um verdadeiro lixão a céu aberto.

Imagens dos ecopontos do Jardim Sandra e do Jardim Belizário, enviadas ao Cotia e Cia pela moradora Gabriela Medeiros, mostram lixos transbordando dos equipamentos instalados pela Prefeitura de Cotia e tomando conta de calçadas e vias públicas.

Além do descarte irregular, essas caçambas viraram alvo de incêndios, o que configura crime de dano qualificado ou crime de incêndio, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão.

"Eu passo por aqui sempre. Eles colocam uma, duas caçambas, no máximo, mas a quantidade que tem de lixo é para umas cinco caçambas ou mais. Aí, como não comporta, o lixo fica todo espalhado em volta", disse Gabriela. 

Os ecopontos foram instalados pela Prefeitura de Cotia para que os moradores pudessem dar destinação correta a pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, pneus, latas, vidros, entre outros materiais recicláveis.

O descarte irregular de lixo, entulho e outros materiais de maneira incorreta é crime ambiental. A população pode denunciar por meio dos telefones 0800 878 1100, 4614-4014 ou ainda, 153 (GCM).

Ao descartar estes materiais de forma incorreta, o morador contribui com enchentes, alagamentos, acidentes, além de proliferação de ratos, insetos, entre outros, que podem transmitir doenças. 

Procurada, a Prefeitura de Cotia não se manifestou sobre o assunto. 
Postagem Anterior Próxima Postagem