Morre mulher que foi levada de van escolar ao Hospital de Cotia por falta de ambulância

Rosenice de Oliveira, 56, faleceu na noite de ontem (17) após ter passado por procedimento cirúrgico; confira o vídeo da paciente sendo levada de van até a unidade


Rosenice de Oliveira, de 56 anos,  morreu na noite deste domingo (17)


Uma mulher de 56 anos morreu neste domingo (17) dentro do Hospital Regional de Cotia. Rosenice de Oliveira, moradora do Jardim Empírio, precisou ser socorrida às pressas, mas na falta de ambulância, foi levada até a unidade estadual em uma van escolar [veja o vídeo abaixo]. 



Segundo relatos de vizinhos que ajudaram a socorrê-la, Rosenice foi atendida na quinta-feira (14) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia com um quadro de infecção. Mas a unidade, após ter feito os exames, liberou a paciente para casa.

No sábado (16), Rosenice voltou a passar mal. Nas imagens, recebidas pelo Cotia e Cia, é possível ver a mulher sendo colocada dentro de uma van escolar. Os vizinhos disseram que tentaram ligar para o Samu, mas foram informados de que não havia viaturas disponíveis naquele momento.

Uma moradora disse que ligou na UPA do Atalaia e foi informada que era para levar a paciente direto ao Hospital Regional de Cotia. E foi o que fizeram.

Mas como o Pronto Socorro do hospital não está atendendo mais de portas abertas, desde fevereiro deste ano, os moradores relataram mais burocracia para internar a paciente. Segundo eles, a mulher deveria ter sido transferida direto da UPA e, por este motivo, o hospital teria dito que não a internaria.

Os moradores relataram à reportagem que após a chegada da Guarda Civil Municipal (GCM) no local, a paciente foi atendida. O hospital teria alegado que não tinham mais vagas na UTI.

Ainda de acordo com os vizinhos que levaram Rosenice ao hospital, ela foi atendida no centro cirúrgico apenas na madrugada deste domingo (17). Mas após um segundo procedimento de cirurgia, ela não teria resistido e faleceu durante a noite de ontem.

OUTRO LADO

Cotia e Cia procurou a Secretaria de Estado da Saúde para esclarecer o caso. Após publicação da reportagem, a pasta informou que a paciente foi acolhida pela equipe do Hospital Regional de Cotia e atendida antes mesmo da chegada da GCM.

“Ela já chegou à unidade em estado grave, passou por procedimento cirúrgico e foi assistida em UTI. Porém, seu quadro era extremamente grave e em estágio avançado, sem que a paciente respondesse positivamente a todo atendimento prestado”, disse em nota.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Cotia não retornou dentro do prazo estipulado. 

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 19H43 DO DIA 18/10/2021 COM A NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE)

REPORTAGEM: NETO ROSSI 

Postagem Anterior Próxima Postagem