Dos 645 municípios de SP, Cotia fica em 534º no ranking de gestão ambiental

De dez itens avaliados pelo Programa ‘Município VerdeAzul’, do governo de SP, Cotia tirou nota 0 em cinco deles.

Desmatamento gigantesco no Jd. do Engenho. Foto: Neto Rossi

O município de Cotia ficou em 534º lugar no Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo de São Paulo. O programa tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda do meio ambiente dos 645 municípios do estado. 

De 0 a 100, Cotia tirou nota 6.33. As ações propostas pelo PMVA compõem dez itens da agenda ambiental local, cada um valendo de 0 a 10 pontos. 

Cotia tirou nota zero em arborização urbana, conselho ambiental, estrutura e educação ambiental, município sustentável e uso do solo. As maiores pontuações foram em biodiversidade (2.16) e resíduos solos (1.93). A qualidade do ar ficou com 0.90, gestão das águas 0.62 e esgoto tratado 0.72. 

A colocação da cidade neste ano está um pouco acima de 2019, quando ficou em 544º no ranking -uma leve evolução de 0,3%. Os dois últimos anos, no entanto, foram os piores na gestão ambiental (veja a tabela abaixo). 



Em 2020, entre as cidades da região oeste da Grande São Paulo, Cotia só foi melhor na gestão ambiental que Jandira, que ficou em 540º lugar. A melhor pontuada foi a cidade de Barueri que, com 76.45, alcançou a 108ª colocação. 

Os municípios que atingem nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo, recebem um certificado de reconhecimento da gestão ambiental. O certificado garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). 

Sobre o programa 

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. 

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. 

Por Neto Rossi
Postagem Anterior Próxima Postagem