Saiba como funcionará a flexibilização da quarentena em Cotia

Estabelecimentos deverão seguir regras de segurança sanitária. O desrespeito acarretará o fechamento do local e até cassação do alvará de funcionamento

Governo de SP deve anunciar reabertura gradual do comércio a ...

A Prefeitura de Cotia publicou os detalhes da flexibilização da quarentena, batizado como “Plano Retoma Cotia” o decreto prevê o recomeço das atividades econômicas no município de forma segura e controlada para evitar a disseminação do novo coronavírus, a partir do dia 15 de junho.  A medida foi lançada após o Governo do Estado elevar o município à fase 2 - laranja, do Plano São Paulo, que permite a flexibilização de algumas atividades econômicas

Por meio do Decreto 8721/2020, a administração municipal autorizou o início de atividades nos shoppings e galerias, comércio em geral, escritórios, imobiliárias e concessionárias. Todos deverão seguir a um rigoroso critério sanitário. O desrespeito às regras acarretará o fechamento do estabelecimento e até cassação do alvará de funcionamento. 

Os shoppings e galerias poderão funcionar 4 horas por dia (das 15h às 19h), de domingo a domingo. O comércio em geral, escritórios, imobiliárias e concessionárias podem abrir 4 horas por dia (das 9h às 13h), de segunda a sábado. As atividades comerciais no Mercado Municipal acontecerão de segunda a sábado, das 9h às 18h, domingos e feriados, das 8h às 13h. Todos deverão impedir o acesso de pessoas sem máscaras e todos os colaboradores também são obrigados a utilizar a proteção. 

O decreto também obriga estes estabelecimentos a disponibilizarem álcool gel para os clientes, limitar o acesso de pessoas a 20% de sua capacidade e garantir o distanciamento de pelo menos 2 metros de distância entre as pessoas. Cartazes com orientações preventivas contra o contágio e a disseminação da Covid-19 deverão ser afixados em locais visíveis. 

O decreto também autoriza a realização de cerimônias em templos religiosos, mas veda a aglomeração de pessoas na entrada e saída, obriga o uso de máscara durante toda a celebração e a disponibilização de álcool gel e o controle de pessoas para que haja distância de pelo menos 2 metros entre os participantes da cerimônia. 

Os estabelecimentos comerciais e escritórios deverão limitar o número de trabalhadores por turno para o mínimo necessário para desenvolvimentos das atividades, adotar o sistema de trabalho remoto ou domiciliar sem prejuízo à remuneração e manter com atividades remotas todos os colaboradores idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes de risco. 

Todos os detalhes sobre o Plano Retoma Cotia podem ser consultados em https://cutt.ly/xy6bzCb.
Postagem Anterior Próxima Postagem