Programa Mãe Cotiana entrega hoje kit de enxoval de bebê para 321 gestantes

Iniciativa garante atendimento integral às gestantes na rede municipal de saúde. Objetivo é reduzir a mortalidade infantil.



Lançado pela Prefeitura de Cotia com o objetivo de assistir as gestantes e os seus bebês até o primeiro ano de vida com vistas à redução da mortalidade infantil, o programa Mãe Cotiana realiza, nesta quinta-feira (26/09), a entrega de 321 kits de enxoval de bebê para as primeiras gestantes contempladas pela iniciativa. A entrega do enxoval é um benefício garantido pelo programa que prioriza as gestantes no atendimento médico das Unidades Básicas de Saúde. 

Participam do programa gestantes de Cotia que fazem acompanhamento de pré-Natal na rede municipal de saúde. “O grande filão deste programa é o impacto que pretendemos na mortalidade infantil. Cotia tem um índice baixo, próximo do número de cidades europeias, mas queremos chegar aos números canadenses”, disse o prefeito Rogério Franco. Ele lembrou que Cotia tem uma taxa de mortalidade infantil de 7,6 óbitos para mil nascidos vivos [fonte Seade], o número coloca a cidade com uma das menores mortalidades infantil da região oeste metropolitana. 

O Programa Mãe Cotiana é realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, além do Fundo Social. Entre os pontos altos do programa está o apoio psicossocial com equipe multiprofissional durante a gestação, parto, pós-parto e para os cuidados com o bebê, incluindo a inserção em grupos de orientação para gestantes e de incentivo ao aleitamento materno. 


Enxoval completo para o bebê e cartão de transporte

O Programa Mãe Cotia contempla as gestantes com a distribuição do enxoval do bebê com diversos itens, entre eles: Banheira, Body de bebê manga longa, Bolsa de maternidade, Culote de bebê, Manta Infantil, Conjunto de mamadeira, Toalha de banho, Kit refeição, Kit pente e escova infantil, Lenço umedecido, Macacão para bebê, Meia, Saída de maternidade, Fralda descartável, Creme protetor contra assadura, Lençol de berço, Sabonete líquido, Talco hidratante, Carrinho para bebê. 

Nesta quinta-feira (26/09), as gestantes, além de receberem o enxoval do bebê, recebem e assinam um termo de informação sobre o cartão que garante a gratuidade no transporte público municipal para deslocamento para consultas e exames médicos. Este benefício contempla as gestantes que precisam de transporte para chegar à UBS. A emissão do cartão de transporte será feita pela própria UBS, de acordo com a necessidade de deslocamento da gestante. 

O programa garante ainda a gratuidade no transporte para deslocamento para consultar de acompanhamento do bebê até ele completar um ano de idade. Os créditos no cartão serão liberados pela Secretaria de Saúde. 

Para se beneficiar do Programa a mulher precisa morar em Cotia, apresentar a caderneta da gestante, inscrição no Cadastro Único e Número de Inscrição Social (NIS). A inscrição é feita no Fundo Social de Cotia - Avenida Benedito Isaac Pires, 35,4º andar. Informações 4614-4550. 

Postagem Anterior Próxima Postagem