Como se alimentar bem para aproveitar uma boa viagem

Você já pensou que sua alimentação pode interferir muito em sua viagem?


Quando se está no meio de um passeio, nem sempre é possível comer o que se deseja ou da forma mais correta, certo? Por mais que seja difícil, no entanto, é preciso tentar já que fazer as escolhas alimentares erradas durante uma viagem pode acabar causando problemas e atrapalhando os seus planos. 

Uma boa dica para comer bem quando está fora de casa é optando por uma hospedagem com café de manhã. Em várias pousadas e hotéis ao redor do mundo, é possível ter acesso a um buffet matinal para ninguém colocar defeito com pães, doces caseiros, queijos diversos, patês e ovos mexidos, por exemplo. 

Como se pode imaginar, o hotel ou pousada é o primeiro lugar onde você pode (e deve!) se alimentar corretamente. Se você pretende ficar fora o dia inteiro, porém, deve se preparar para fazer as escolhas certas. 

Neste artigo, daremos algumas dicas para que você aproveite a sua expedição sem colocar em risco a sua saúde e o seu bem-estar. Confira! 

Regras para se alimentar bem em trânsito 

O primeiro passo é comer com certa parcimônia. Se você não tem o costume de comer determinados alimentos, antes de colocar em grande quantidade em seu prato, prove-os e adicione-os aos poucos. 

O segundo passo é tomar cuidado com a procedência dos alimentos que se ingere. Embora não seja possível verificar de onde veio cada ingrediente do seu prato, você pode investigar as condições de higiene do restaurante antes de fazer o seu pedido. Se parecer estranho, não arrisque. É melhor tentar a sorte em outro estabelecimento. 

Evite também consumir alimentos que são mais facilmente contaminados, como é o caso do ovo cru. Esse alimento está presente em receitas de maionese caseira, por exemplo, e costumam fazer sucesso nos bares e restaurantes de petiscos. Por mais que seja uma delícia, deixe a maionese para comer em casa. Prefira molhos em sachê. 

Por fim, é possível que você encontre ambulantes vendendo coisas que parecem muito apetitosas, como camarões graúdos no espeto. Como não é possível saber se o alimento foi feito de forma higiênica, se veio de uma fonte confiável e se foi armazenado de forma adequada, evite consumi-los. 

Em barracas de rua, a dica é observar quais são as mais cheias. Em geral, isso dá uma boa ideia de quais são os melhores vendedores da praça. Além disso, procure também por alguns detalhes como se quem serve a comida é a mesma pessoa que pega o dinheiro; ou se quem cozinha está usando luvas. 


Menos é mais 

Especialmente durante as estações mais quentes do ano, não ceda ao impulso de pedir o prato mais pesado do cardápio. Feijoada no calor? De forma alguma. Você precisará de um tempo para se recuperar e, caso decida andar logo depois, poderá se sentir um pouco indisposto e bastante enjoado. 

Em geral, prefira saladas bem caprichadas, arroz integral, proteínas magras e pouca ou nenhuma fritura. Dê preferência aos sucos naturais ou beba bastante água. 

Se você vai sair para comer à noite e não tem planos de prolongar o passeio, pode abusar um pouco mais e comer massas, carnes ou pratos um pouco mais robustos. A bebida alcoólica pode estar presente, mas deve ser controlada, já que ficar de ressaca também pode estragar o passeio. 


Leve um lanche com você 

Não tem certeza sobre o que terá para comer em determinado lugar? Vai fazer uma trilha ou passeio mais longo e tem receio de não encontrar nada? Tem alguma restrição alimentar específica? 

Leve o seu lanche com você, em um recipiente adequado e pense em colocar os alimentos em uma bolsa térmica. Não acrescente ingredientes que podem causar problemas (de novo, esqueça a maionese!) e dê preferências a comidas leves. 

Frutas são um excelente petisco para a tarde, por exemplo. Amendoins, amêndoas, castanhas e afins também auxiliam a manter o corpo nutrido e com energia. 

Não se esqueça também de levar uma garrafa de água grande. Tome cuidado, aliás, com o local onde você compra a sua água, pois não é difícil encontrar relatos de viajantes que, ao comprarem de ambulantes, receberam água imprópria para o consumo em frascos de água mineral. 

Por fim, aproveite a sua viagem! Não limite muito as suas merecidas férias por medo de sair da dieta. Preocupe-se apenas com a saúde e relaxe! 

Postagem Anterior Próxima Postagem