Sabemos o que temos em Cotia? Agência leva alunos para uma jornada de conhecimento através da "Expedição Raposo Tavares"

Programa de estudo do meio lançado por uma agência de turismo leva alunos para uma jornada de conhecimento em Cotia.


Será que os estudantes sabem que temos aqui em Cotia o maior fragmento florestal da região metropolitana de São Paulo? Quantos estudantes poderiam imaginar que temos duas casas bandeiristas de grande valor nacional? Sim, há muito o que conhecer e explorar aqui em Cotia! 

Acompanhamos os alunos de 6º ano da Escola Planeta Terra em um roteiro Socioambiental criado pela Mundo Aflora Turismo, parte do programa Expedição Raposo Tavares. Projeto pedagógico desenvolvido oferece uma série de roteiros para estudos do meio na região. Neste dia visitamos a Coopernova Recicla Cotia e a Reserva Florestal do Morro Grande pois os estudantes estavam trabalhando o ciclo da água, os impactos ambientais da atividade humana e o consumo consciente dos recursos naturais em suas aulas de ciências e geografia. O objetivo da Escola é que eles vissem ao vivo o que vinham estudando na teoria.



Enrico Ramos Monteiro, de 11 anos, por exemplo, se surpreendeu com o trabalho das mulheres cooperadas separando materiais recicláveis e não recicláveis na esteira mecânica. “Eu não imaginava que no meio dos materiais recicláveis vinha tanta coisa não reciclável“, observou. Na visita, os alunos puderam perceber que ainda existe a falta de conscientização das pessoas e dúvidas sobre o que é reciclável e como devem ser descartados. 

Murilo Aguiar, da Coopernova, destacou que a cooperativa faz parte do projeto Descarte Legal do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, programa que dá o destino correto aos eletrônicos. Para isso fizeram curso de capacitação no Lassu - Laboratório de Sustentabilidade da USP. 

A Escola Planeta Terra, há 19 anos, faz a separação dos resíduos e destina à Coopernova. A diretora Ângela Tikkanen conta que alguns dos alunos e professores que ainda não têm coleta seletiva onde moram, levam os recicláveis para a escola. Além disso, se preocupam também em desenvolver este assunto com os alunos e outras questões ambientais. 

Na visita os estudantes conheceram a história da cooperativa e o trabalho socioambiental que ela vem desenvolvendo, beneficiando mais de 40 famílias e ainda evitando que aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis sejam jogados na natureza todos os meses.

Já na segunda parte do passeio, na Reserva Florestal do Morro Grande, onde está localizada a Estação de Tratamento de Água Alto Cotia - Sabesp, os alunos percorreram uma trilha de surpresas onde foram desafiados a encontrar objetos que não pertenciam a aquele espaço e observar os sons da natureza. Conheceram também espécies de fauna e flora nativas daquela região, como o caso da Samambaia Açú, ameaçada de extinção. 



Descobriram a grande representatividade da reserva, que ocupa quase 1/3 da área do município e foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
E teve até o momento aventura, pois tivemos que passar debaixo de uma árvore caída no fim da trilha para chegar à bela Represa da Graça, de onde vem a água mais pura da região, que abastece aproximadamente 500 mil pessoas. 

Cotia mostra ter grande potencialidade para o turismo pedagógico e conta com outros locais a serem visitados, como as casas bandeiristas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os famosos templos budistas incluindo o maior da América Latina e Caucaia do Alto com sua ruralidade e tradições. 

Expedição Raposo Tavares

São seis roteiros vivenciais que levam os alunos para uma exploração por matas preservadas, monumentos históricos, grandiosos templos orientais, trazendo reflexões sobre questões ambientais, sociais e políticas. 

1) Roteiro Histórico - Visitas ao Sítio do Mandu e Sítio do Padre Ignácio, casas Bandeiristas dos séculos XVII e XVIII, tombadas pelo IPHAN e Sítio Maracananduva, do séc. XIX. 

2) Roteiro Ambiental - Visitas à Reserva Florestal do Morro Grande, maior fragmento florestal da Região Metropolitana de São Paulo, Estação de Tratamento de Água – ETA, Sabesp e Cachoeira da Graça. 

3) Roteiro Rural - Visitas a sítios de produtores rurais para conhecer suas tradições e à Estação de Trem de Caucaia do Alto, parte da antiga linha férrea Sorocabana. 

4) Roteiro História e Cidadania - Visitas à Igreja Matriz, Nossa Senhora do Monte Serrate, com mais de 300 anos, e a Câmara Municipal de Cotia, com a Escola do Parlamento. 

5) Roteiro Cultura Oriental - visitas aos Templos Zu Lai, o maior da América Latina, que segue o budismo chinês e Odsal Ling, com o budismo tibetano.

6) Roteiro Socioambiental - visitas à Coopernova Recicla Cotia e Preserva - Reciclagem de óleo vegetal, empresas engajadas nas causas socioambientais.
Postagem Anterior Próxima Postagem