De 22 a 26 de abril, prefeitura de Cotia realiza "Semana de Proteção contra o Amianto"

De 1980 a 2003, mais de 2.400 pessoas morreram em decorrência do câncer causado quase exclusivamente pela exposição ao amianto.


A Prefeitura de Cotia, realizará a partir de amanhã (22) a Semana de Proteção contra o Amianto. Por meio de faixas e materiais informativos, a Prefeitura quer orientar a população sobre os perigos da produção e uso de objetos feitos com esta substância cancerígena.

Em 2018, a equipe da Vigilância Sanitária de Cotia percorreu centenas de lojas de materiais de construção para orientar e conscientizar sobre o cumprimento da Lei 12.684/2007 que proíbe o uso amianto no Estado de São Paulo. “A maioria dos estabelecimentos já estava adequado à legislação e não dispunha de produtos feitos de amianto”, disse Selma Feital, que coordenou este projeto. “Importante a população ter consciência de que a manipulação de objetos feitos de amianto é muito perigosa, ao furar uma telha, uma caixa d’água, por exemplo, ou mesmo quebrar ou descartar incorretamente, faz com que a pessoa inale o pó de amianto e prejudique a saúde”, salientou Selma.

De acordo com pesquisa do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fundação Oswaldo Cruz, de 1980 a 2003, mais de 2.400 pessoas morreram em decorrência do câncer causado quase exclusivamente pela exposição ao amianto. Os mais afetados foram pessoas que trabalham em minas e indústrias têxtil e de fibrocimento, material usado para produzir telhas e caixas d’água. O uso do amianto é proibido em diversos países.
Postagem Anterior Próxima Postagem