PM dispara gás de pimenta em alunos dentro de escola estadual de Cotia

Ação ocorreu durante vistoria de policiamento escolar, na manhã desta terça (19). Adolescentes atingidos foram levados ao Hospital de Cotia.


Policiais militares dispararam gás de pimenta em adolescentes estudantes da Escola Estadual República do Peru, em Cotia, durante ronda escolar realizada no intervalo das aulas, na manhã desta terça-feira (19).

A ação gerou revolta da comunidade e dos professores, que divulgaram uma nota de repúdio (veja a íntegra abaixo). Segundo os educadores, os alunos atingidos foram levados ao Hospital de Cotia pelos familiares.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação diz que a Diretoria de Ensino de Carapicuíba "chamou os responsáveis pelos alunos após o ocorrido nesta terça-feira (19) e acompanha o caso. O Conselho Tutelar também foi acionado."

Funcionários relataram que a policial faz parte da equipe do programa estadual Ronda Escolar, atividade policial voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e do perímetro escolar predefinido.

Ainda de acordo com funcionários, a ronda foi realizada nesta manhã entre 9h30 e 9h50, durante o intervalo.

Ao término do período, a policial ordenou aos alunos que retornassem à sala de aula. Uma vez não atendida, disparou gás de pimenta contra os adolescentes.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) afirmou que policiais da Ronda Escolar "foram cercados e hostilizados por estudantes da Escola Estadual República do Peru, em Cotia."

O texto ainda alega que "Inicialmente, os agentes dialogaram com os alunos para tentar dispersá-los. Mas, diante da negativa, foi necessário o uso de técnicas e equipamentos para o controle de distúrbios civis a fim de conter a ação do grupo e acionar equipes de apoio que estavam próximas ao local."

Nota dos professoras e professores da E.E. República do Peru


Durante o intervalo do turno da manhã de hoje, 19 de fevereiro, uma policial militar da Ronda Escolar em visita de rotina tomou a decisão de desviar sua função e cumprir o papel de inspetoria.

Insatisfeita com o fracasso da sua tentativa, começou a usar gás de pimenta atingindo alunos, funcionários e professores. Vários alunos passaram mal e tiveram de ser atendidos no hospital de Cotia, onde foram acompanhados pela direção da escola.

Não bastasse essa ação violenta e injustificável, poucos minutos depois, um forte efetivo da PM foi deslocado para a escola contribuindo para deixar o clima na comunidade ainda mais tenso.

As autoridades responsáveis tem de tomar as medidas necessárias diante desse abuso de poder.

Por fim, as professoras e os professores da E.E. República do Peru, assim como a nossa comunidade escolar, estamos indignados com os lamentáveis fatos ocorridos e estaremos juntos para impedir que voltem a acontecer.

Cotia, 19 de fevereiro de 2019.

*Reprodução: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem