Nessa semana foi confirmado a morte de quatro macacos com o vírus de Febre Amarela
Um macaco morto foi encontrado na tarde deste sábado (13), no bairro da Campininha que fica na região de Caucaia do Alto. O local onde foi encontrado o animal fica em uma região de mata, próximo a divisa com o município de Ibiúna.
Para Rielly Oliveira que encontrou o animal, o macaco pode ter morrido hoje "aparentemente morreu hoje pois não tinha nenhum bicho/mosca perto" disse.
Rielly informou que entrou em contato com a Zoonoses, porém foi informada que só seria possível o envio de uma equipe na segunda-feira (14).
Vale ressaltar que os macacos não transmitem a doença. Os animais representam apenas um alerta às autoridades quanto à incidência da doença em áreas silvestres, porque são vulneráveis ao vírus.
Assim como a dengue, a febre amarela é um vírus transmitido por um mosquito. Na verdade, três: Haemagogus e Sabethes, que propagam a doença nos meios rurais e silvestres, e o Aedes aegypti, transmissor nas zonas urbanas. Não são registrados casos urbanos da doença no Brasil desde 1942.
Na sexta-feira (12), foi divulgado que de acordo com o Instituto Adolf Lutz quatro macacos encontrados mortos na cidade deram positivo para Febre Amarela. Apesar dos resultados, Cotia não tem a confirmação de nenhum caso de febre amarela em humano contraída no município.
SAIBA MAIS: