Exclusivo: Entrevista com o prefeito eleito de Ibiúna João Mello


O Cotia e Cia entrevistou por meio de sua assessoria de imprensa o prefeito eleito de Ibiúna João Mello, foram discutido temas importantes para cidade como educação, saúde e transporte, além de assuntos como turismo e mercado de emprego na cidade. Leia na íntegra:

Cotia e Cia:  Em relação aos postos de saúde e hospital, o senhor pretende manter a administração municipal ou pode terceirizar os serviços?

João Mello: Vamos implantar projetos completos que vão beneficiar o cidadão de todas as idades, em todas as fases de suas vidas, como: reestruturação dos postos de saúde, criação do PS Municipal 24h, criação de novos Postos de Saúde da Família (PSF), Policlínica de Especialidades e novos programas para mulher, trabalhador e idoso.

Cotia e Cia: O sr. irá manter as secretarias existentes ou deve cortar alguma? Se sim, qual? Qual o critério que será usado para escolha de secretários e cargos comissionados?

João Mello: No momento estamos estudando cortar gastos da máquina pública, pois sabemos que está inchada e temos que encontrar uma maneira de diminuir as despesas públicas. Uma delas seria a unificação de algumas secretarias, como disse está em análise. A escolha de secretários terá como critério a competência, o profissionalismo e a parte técnica. Para os comissionados vale o mesmo critério, competência e profissionalismo.

Cotia e Cia: Os munícipes reclamam muito da educação, existe a possibilidade de haver escolas particulares conveniadas com a prefeitura?

João Mello: A educação do nosso município é boa. Temos profissionais gabaritados nas escolas. Concordo que precisamos fazer ajustes como reformas e ampliação das unidades escolares, reformulação do plano de carreira dos professores, qualidade da merenda, transporte escolar, a parte pedagógica deve ser reavaliada. Mas vamos trabalhar para desenvolver projetos democráticos que ofereçam uma educação de qualidade as nossas crianças.

Cotia e Cia: O transporte público é uma das maiores reclamações da população de Ibiúna, como o senhor irá lidar com isso? Será feito uma nova licitação?

João Mello: Assim que assumirmos nosso governo em janeiro, vamos rever a qualidade do transporte público e avaliar a empresa responsável. Hoje, o transporte passa por um momento difícil com itinerários, tarifas, estradas e até mesmo um terminal de ônibus em estado precário. Nosso plano de governo contempla melhorias para este setor.

Cotia e Cia: Bairros como Carmo Messias, Verava, Ribeiros e Rodrigues sofrem com a falta de pavimentação, como o senhor irá lidar com bairros que a população fica ilhada quando chove?

João Mello: As estradas do município de uma forma geral estão em estado de alerta. Há bairros com asfalto já desgastados como do Verava que precisa de um recapeamento urgente. O escoamento da produção agrícola é outro problema a ser sanado com uma drenagem correta que não comprometa os usuários. Conservação e manutenção das estradas é necessária para evitar que os bairros fiquem ilhados na época das chuvas.

Cotia e Cia: Existe ideia de criar subprefeituras em Ibiúna?

João Mello: Não. O que faremos é ampliar as administrações regionais dos bairros considerados por maiores, com a descentralização de outros serviços como: protocolo, ouvidoria e atendimento ao contribuinte, segunda via de impostos, entre outros.

Cotia e Cia: Como o sr. fará para gerar emprego em Ibiúna? Já que a cidade é turística e a maioria das pessoas trabalham em agricultura ou fora da cidade

João Mello: A geração de emprego no município é um desafio a ser enfrentado com seriedade e buscando novos parceiros nas empresas não poluentes que tenham interesse em se instalar em Ibiúna. Para isso vamos oferecer incentivos fiscais. A implantação de uma FATEC e ETEC está no nosso plano de governo e é uma prioridade que será viabilizada em parceria com o Governo do Estado, com mais vagas e cursos que deem reais oportunidades aos moradores de competir no mercado de trabalho.

Cotia e Cia: Como o será impulsionada o turismo na cidade?

João Mello: Ibiúna tem todas as características físicas para ter um grande avanço no turismo. Nossa beleza natural é fantástica e deve ser explorada e resgatada de forma que o turista tenha vontade de visitar nossa cidade. Para atrair o turista temos que ter atrativos, e para isso o município deve incentivar o agroturismo, promover o turismo esportivo e o ecoturismo. Temos represas, pesqueiros, condomínios, trilhas ecológicas, acesso fácil, entre outros.

Cotia e Cia: Como será a transição de governo, já que existe na cidade obras inacabadas?

João Mello: Primeiramente vamos viabilizar junto ao atual prefeito Fábio Bello, que autorize à entrada da equipe de transição na Prefeitura para que possamos nos inteirar da real situação das obras do município. Sabemos que são várias obras inacabadas, mas precisamos saber como estão programadas o término, recursos, mão de obra, licitação, enfim vamos nos inteirar e depois nos programar. Para isso, nossa equipe técnica vai nos dar um parecer.

Quem é João Mello?

Natural de Ibiúna, João Mello é formado em Medicina com especialização em Pediatria e trabalhou por muitos anos no Hospital Municipal de Ibiúna. 

Em 1993, João foi convidado para assumir o cargo de secretário da Saúde, onde permaneceu por três anos e reestruturou o sistema com medidas eficazes que refletiram diretamente na vida dos ibiunenses. Ele humanizou o atendimento, implantou o serviço de fisioterapia e conseguiu junto ao Governo do Estado um microscópio para cirurgias oftalmológicas. Inúmeras cirurgias de cataratas foram feitas graças a esta conquista.

Em 2000, João Mello decidiu encarar outro desafio. Se candidatou pela primeira vez a vereador do munícipio, sendo o mais votado com 1.102 votos. Nos anos de 2004 e 2008, ele decidiu se candidatar a prefeito de Ibiúna e nas duas vezes ficou em segundo lugar até que este ano foi eleito.

*Colaboração: Gabriel Vieira.

Postagem Anterior Próxima Postagem