Artigo: Gestão de PMEs - Um novo ciclo se iniciará em breve e estar preparado é imprescindível

É muito comum aproveitarmos novos ciclos como o início de uma semana, de um mês ou a virada de ano para renovarmos promessas, iniciar regimes ou uma poupança entre outras atitudes que costumeiramente vivemos adiando, mas uma dás diferenças de Gestão entre as grandes empresas e as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) é justamente o planejamento e longe de ser algo vazio e com pouca credibilidade como as promessas que nos impomos enquanto pessoas físicas, nas empresas é imprescindível traçar objetivos, metas e estratégias a cada novo ciclo de forma que a administração possa ter um "norte" para gerir a organização, aliás, poucas pessoas se dão conta mas as PMEs são essenciais para o desenvolvimento do país e delas dependem não só a família dos empresários como de seus funcionários e a economia local que gira conforme pagamos os salários e fazemos investimentos! Quando olhamos desta forma percebemos o tamanho de nossas responsabilidades enquanto empresários e/ou administradores. O ano que se avizinha virá repleto de desafios e as dificuldades tendem a se acentuar no cenário econômico do país, os donos de pequenos negócios muitas vezes negligenciam os temas econômicos nacionais, mas é fato que a queda na confiança do consumidor, a alta dos juros que em 2016 pode passar dos atuais 14,25% (Selic), a alta da inflação que atualmente está em torno de 10% e o PIB negativo que indica um mergulho mais profundo e duradouro da economia brasileira na recessão, afetam diariamente os resultados das PMEs, sendo assim, acredito que o primeiro passo é entender o cenário atual e buscar informações.

Longe de fórmulas mágicas, bom mesmo é concentrarmos nossos esforços em pontos comuns a qualquer negócio e que podem ser decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento. Como mencionado acima busque informação, estude, reserve tempo para analisar o cenário, seu mercado, seu cliente...reorganize suas atividades de forma que enquanto dono do negócio, tenha mais tempo para reunir dados e analisá-los, aos poucos vá deixando o operacional com seus profissionais, se você não tem intimidade com informática  e sua empresa não está informatizada saiba que é pouco provável que seu negócio ganhe eficiência sem um sistema de gestão, hoje existem diversas opções gratuitas ou de baixo custo, pesquise! De posse das informações da sua empresa, trace objetivos tangíveis para o ano que se inicia, conforme o estágio de desenvolvimento de seu negócio eles podem ser simples, como implantar um bom controle de Fluxo de Caixa ou complexos como ganhar novos mercados, reduzir custos ou aumentar o lucro, mas o importante é saber onde se quer chegar, dessa forma é possível elencar as atitudes e os mecanismos necessários para que  o objetivo seja atingido.  E nesses momentos em que novos ciclos se iniciam, como um novo dia que renova as oportunidades, buscar informações e implementar algum tipo de controle pode tornar o dia-a-dia do seu negócio mais prazeroso e intuitivo, pois, aumenta a previsibilidade e facilita a tomada de decisão.

Enfim o ano que se iniciará em breve já concentra forte pessimismo e as noticias da economia não são nada animadoras, porém, é justamente por isso que devemos nos preparar! Já que o administrador de um negócio grande ou pequeno precisa tomar decisões o tempo todo, a palavra chave é "informação", a partir dela você poderá se preparar melhor para o ano de 2016 e se antecipar aos desafios e às oportunidades que apesar do pessimismo, certamente surgirão.

Sobre o autor
 
Denilson Moura
Sou Administrador de Empresas e Técnico em Contabilidade, trabalhei por 12 anos na área de Logística e atualmente sou sócio do escritório Veiga & Moura Contabilidade Empresarial.

“…acredito que tão importante quanto estudar uma ciência, é ter a oportunidade de aplicá-la e com base na experiência ajudar a desenvolve-la.”

Denilson de Sousa Moura
denilson.moura@veigaemoura.com.br
11-3455.1484
11-986441441

Postagem Anterior Próxima Postagem