Suspenso prazo para decisão sobre mudança na Delphi, porém empresa não deve permanecer na cidade

Foi suspenso o prazo de 30 dias dado aos trabalhadores da Delphi de Cotia para que eles optassem sobre sua ida para Piracicaba (SP). Essa foi uma das decisões da audiência de conciliação realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2ª Região).

Além disso, será, finalmente, estabelecido um processo de negociação entre trabalhadores e empresa, com data limite para conclusão até 31 de agosto. Até lá, a greve fica suspensa, podendo ser retomada, caso as negociações não avancem. Porém, tudo isso ainda precisa ser avaliado pelos trabalhadores em assembleia marcada para esta sexta-feira, 7, às 8h.

O Sindicato e os trabalhadores vão insistir na luta para que a empresa permaneça em Cotia. “Esperamos que a mobilização tenha sido suficiente para a empresa refletir e realmente se colocar à disposição para negociar com os trabalhadores, com a transparência necessária. Caso contrário, o movimento poderá ser retomado”, avalia o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Mudar uma vida” - A empresa alegou que a decisão da transferência da planta é irrevogável. Diante disso, o desembargador Wilson Fernandes avaliou que 30 dias não é um prazo razoável para que se possa “mudar uma vida”. “É uma mudança de vida, precisam ser negociadas as condições para a transferência”, analisou.

E o Ministério Público do Trabalho também concordou. “São condições e garantias que têm de ser pensadas e muito bem porque não são só os empregados, mas a família, principalmente crianças e adolescentes que estão em idade escolar”, lembrou a procuradora Maria José do Vale.

O desembargador sugeriu que as partes negociem uma estabilidade para aqueles que optarem pela transferência e que, no caso dela se concretizar, a empresa adote um cronograma mais extenso, por setores. Enquanto durar as negociações, a empresa fica proibida de fazer dispensas imotivadas. Também não haverá desconto das horas paradas.

Greve – Os trabalhadores da Delphi estão em greve desde o último dia 3, depois de a empresa anunciar a transferência da unidade de Cotia para Piracicaba, sem que houvesse qualquer negociação com o Sindicato. Aos trabalhadores foi dado somente prazo de 30 dias para que optassem sobre a mudança junto com a empresa (Saiba ais clicando aqui).

Postagem Anterior Próxima Postagem