Cotia comemora hoje 158 anos de emancipação, uma história rica e de muitas conquistas em todos esses anos, muitos cotianos não conhecem a história de Cotia, por isso o site Cotia e Cia apresenta a rica história do município que nos acolheu de braços abertos. (Veja os eventos em comemoração do aniversário clicando aqui).A história de Cotia começa por volta de 1700, quando os viajantes que iam para o interior dos estados, principalmente do Sul do Brasil e Sorocaba em São Paulo paravam aqui para descansar e alimentar-se por ser um antigo pouso de tropeiros e burros onde circulavam cargas e mantimentos.
Aguti, ou Acutia, ou simplesmente Cotia é o nome de roedor da família dos "cávidas", de quem os indígenas, primitivos habitantes da região, tiraram o nome do local onde, desde o século XVII, os viajantes entre São Paulo e Sorocaba faziam sua parada.
Aí, em 1713 o coronel Estevão Lopes de Camargo e o padre Mateus de Lara Leão, auxiliados por Fernão Dias Paes e Gaspar de Godoy Moreira, fundaram a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat.
Foi nessa época, também, que se radicou na localidade a família Camargo, depois de diversas lutas com os Pires, contribuindo para o desenvolvimento da povoação que, em 1723, foi elevada à freguesia.
Por Lei de abril de 1856 da Província de São Paulo, "Acutia" foi considerada Vila, instalando-se a primeira Câmara de Vereadores.
No entanto, a rivalidade entre os Camargos e os Pires, por disputa de terras, chegou em 1760 à verdadeira "guerra civil", que contribuiu para a decadência e estagnação que atingiu várias Vilas da região.
Cotia participou da Revolução Liberal de 1842, quando aí estiveram acamadas tropas lideradas por Tobias de Aguiar e pelo padre Diogo Antônio Feijó, criado por sua mãe nessa Vila, até os onze anos de idade.
GENTíLICO: COTIANO
FORMAçãO ADMINISTRATIVA
Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora do Monte Serrat de Cotia em 1723, no Município de São Paulo.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Cotia, por Lei Estadual no 7, de 02 de abril de 1856, desmembrado de São Paulo. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 07 de janeiro de 1857.
Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Cotia se compunha do Distrito Sede.
ei no 1471, de 19 de outubro de 1920, cria o Distrito de Itapevi e incorpora ao Município de Cotia.
Em divisão referente ao ano de 1933, o Município está grafado Cotia e figura com 2 Distritos: Cotia e Itapevi.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Cotia pertence ao termo judiciário de S. Paulo, da comarca de S. Paulo, e se divide em 2 Distritos: Cotia e Itapevi.
No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Cotia é composto dos Distritos de Cotia e Itapeví, e pertence ao termo de S. Paulo, da comarca de S. Paulo.
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Cotia ficou composto dos Distritos de Cotia, Caucaia do Alto e Itapeví, e pertence ao termo e comarca de São Paulo.
Na divisão territorial fixada pela Lei no 233, de 24 de dezembro de 1948, para vigorar em 1949-1953, o Município de Cotia figura com os Distritos de Cotia, Caucaia do Alto, Itapeví e Jandira, comarca de São Paulo, assim como no quadro fixado pela Lei Estadual n.º 2456, de 30-XII-1953, para 1954-58.
Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de Cotia o Distrito de Itapevi.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Município de Cotia é formado dos Distritos de Cotia, Caucaia do Alto e Jandira.
Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Cotia o Distrito de Jandira.
Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, cria o Distrtito de Raposo Tavares e incorpora ao Município de Cotia.
Assim permanece o quadro da divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 Distritos: Cotia, Caucaia do Alto e Raposo Tavares.
Lei Estadual no 3198, de 23 de dezembro de 1891. Desmembra do Município de Cotia o Distrito de Raposo Tavares. Toda sua área pertencer ao município criado de Vargem Grande Paulista.
Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 2 Distritos, Cotia e Caucaia do Alto.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.