Cortejo de Carnaval da Acorde acontece sábado, 8/3 em Embu

A Associação Acorde promove, no sábado, 8/3, seu tradicional Cortejo de Carnaval. Gratuito e aberto a todos, ele terá como tema e samba-enredo “Solano Trindade, Poeta do Povo”. Com concentração às 15h, na sede da Acorde (estrada do Moinho Velho, 1.144, Jd. Tomé, Embu das Artes), e saída às 16h, o grupo percorrerá a estrada Keishi Matsumoto até alcançar a Creche Recanto da Fraternidade e, em seguida, retornará à organização.

O cortejo terá Comissão de Frente, com adolescentes do Projeto Maculelê e Capoeira; Ala Programa Recreação, com crianças que representarão poemas de Solano Trindade; Ala Percussão, do Acorde pro Ritmo; Ala Percussão, do Projeto Maracatu; Ala Hip Hop; e a Corte do Maracatu, composta por integrantes do Projeto Papelada, que, além das fantasias da corte, foram responsáveis por grande parte dos figurinos e adereços do desfile.

O processo de preparo e organização do evento envolveu todos os educandos e funcionários da Acorde. O pessoal do Programa Culinarte, por exemplo, cuidará do abastecimento de água dos componentes. Eles organizaram uma campanha para os educandos trazerem garrafas pet de casa, com o intuito de ajudar no dia da celebração.

O samba-enredo foi composto especialmente para o evento 2014 por Douglas Campos, Fabio Maganha, Karen Santos e Wagner Dias e será interpretado por Fábio e Karen. Confira a letra abaixo.

Vai girar o catavento

Novamente na avenida,

Gira. O tempo não para.

A poesia é a arma

Do poeta genial.

Teatro, cinema e poema,

Contra a injustiça social.



No raiar de um novo dia,

O poeta vem dizer:

Tem gente com fome,

Tem gente com fome,

Se tem fome, dai de comer (Bis)



Mamulengo,

Molengo, cheio de dengo.

Acorde na capoeira,

No samba e no maracatu.



Solano Trindade é inspiração.

Pra nossa cidade, a contribuição.

Avante guerreiro, poeta do povo.

A homenagem a você de novo!


Sobre a Associação Acorde

Fundada em 2001, a Associação Acorde é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que, desde 2007, faz cerca de 800 atendimentos diretos mensais, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em Embu das Artes e Cotia, municípios da região metropolitana de São Paulo, além de receber a comunidade em um espaço de convivência cultural e comunitária.

Tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio de projetos culturais gratuitos de dança, capoeira, maracatu, maculelê, artes plásticas, esportes, violão, teatro e culinária. A proposta é fortalecer seu público alvo e prepará-lo para a construção de projetos de vida e para as escolhas do futuro, fazendo com que desenvolva o olhar crítico, a convivência em grupo e o relacionamento interpessoal. No programa voltado para a comunidade, a Acorde busca atuar como um centro cultural de uso coletivo, promovendo encontros, oferecendo oficinas, ajudando a organizar aulas de dança, ginástica, festejos e shows. Mais informações em: www.facebook.com/AAcorde
Postagem Anterior Próxima Postagem