Artigo: Cotia FC é desclassificado do campeonato Paulista de Base

Os times de base do Cotia FC são considerados um dos mais fortes e competitivos do Estado de São Paulo. Essa afirmativa tem como referência as belíssimas campanhas no certame, realizadas pelas categorias sub 13 e sub 11 no ano de 2012 quando os times conseguiram as posições de 5º colocado (sub 13) e 3º colocado (sub 11). Desde então, as equipes vem se preparando para voos ainda mais altos.

A preparação das equipes para uma nova jornada vem sendo realizada com um trabalho planejado, sério e comprometido. Equipe técnica e jogadores unidos em um propósito de levar o nome da cidade a todos os cantos do Estado trabalham forte desde o inicio de 2013. Isso se prova entre outras coisas, pela atual bela campanha que ambas equipes vem fazendo no torneio “Copa Ouro” da Associação Paulista de Futebol.

Entretanto o Cotia FC em suas categorias de base, estão eliminados do Campeonato Paulista de Base 2014. Mas dessa vez, não foi o desempenho dentro de campo que desclassificou os times. Os times não perderam dentro de campo para adversários como a Portuguesa de Desportos, o Santos, Palmeiras, Ponte Preta, GE Osasco e outros times que disputarão a Taça. Mas o Cotia perdeu para um conjunto de atores, que por incompetência penalizam garotos promissores e profissionais comprometidos.

A incompetência a que nos referimos tem em figuras administração municipal, secretário de esportes e diretoria do clube a sua personificação. Pelo não atendimento a exigências da Federação Paulista de Futebol com relação a adequações e reformas do Estádio Municipal Euclides de Almeida, o clube teve como forma de punição o não credenciamento de suas equipes de base.

Isso é apenas parte da história. Os garotos não tem apoio para os treinamentos. Falta água, lanche, apoio com transporte, materiais esportivos e uniformes.  Ao contrário de outras cidades do Estado, a impressão que fica é que “pouco importa se temos garotos no caminho do esporte livre das ruas, da violência e das drogas”.

Importante ressalva não pode deixar de ser dita: as únicas categorias que deram títulos ao clube em toda a sua história, e o tornou uma referencia entre os clubes pequenos no Estado de São Paulo foram as equipes sub 13 e sub 11, com méritos apesar do esquecimento.Glórias que nem time profissional do clube alcançou. Pra se ter uma ideia da importância do trabalho de base do Cotia FC, clubes de expressão como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Portuguesa, Grêmio de PA, Desportivo Brasil, Audax,  Grêmio Barueri, Ituano  e outros buscaram no plantel do Cotia reforços para suas equipes.

Fica aqui o protesto de quem acredita no potencial dos meninos e dos profissionais com eles envolvidos. Fica também um irônico parabéns, aos incompetentes que desclassificaram o Cotia FC de base de mais um ano de sucesso.

Artigo: Joanton

Postagem Anterior Próxima Postagem