“Fique Sabendo”: Campanha anti-HIV começa nesta segunda-feira (25/11)

Será promovido no município de Cotia de 25 a 29 de novembro, a campanha “Fique Sabendo”, que visa incentivar a população a realizar o teste espontâneo de HIV, as UBs que terão o atendimento são: Atalaia, Caucaia, ASSA e Recanto Suave, Clínica da Mulher e SAE/CTA, das 8h às 16h.

O teste permite conhecimento rápido do resultado e assistência imediata aos pacientes. O aconselhamento, realização do teste e entrega do resultado ocorrem em até 30 minutos.

O teste pode ser realizado em qualquer período do ano.  Desde janeiro de 2012, a administração municipal criou um local especifico para diagnosticar e tratar pessoas com doenças sexualmente transmissíveis: SAE- Serviço de Atendimento Especializado CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Avenida Rotary (próximo a Prefeitura do município).

A campanha está sendo coordenada pela Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, ligue: 4616-9115.

“Fique Sabendo”

O teste de HIV não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, ou seja, sem o uso de camisinha (preservativo), faça o exame. É interessante que as pessoas que nunca tenham realizado aproveitem a oportunidade para realizá-lo. Após a infecção pelo vírus, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

As principais formas de transmissão da Aids são: relações sexuais sem uso do preservativo; compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; gestação, parto e amamentação; e transfusão de sangue.

No caso de mães soropositivas, vale destacar que há 99% de chance de terem filhos sem HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Saiba mais

• Qualquer pessoa pode realizar o teste independente do local de sua residência, ou seja, moradores de outras cidades também podem participar da “Campanha Fique Sabendo”;

• Adolescentes maiores de 12 anos não precisam de acompanhantes;

• Anônimos, esses não recebem laudo, somente resultado verbal.

Postagem Anterior Próxima Postagem