O governo recomenda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; usar soro fisiológico para olhos e narinas; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas e consumir bastante água.

Se esses cuidados não forem tomados, podem agravar os problemas respiratórios, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele e irritação dos olhos. O clima seco também aumenta as chances de incêndios ambientais.
De acordo com os meteorologistas da Somar, não há previsão de chuva para São Paulo e o tempo seco e ensolarado predominam nesta semana. A chuva deve chegar na Capital no início da próxima semana para aliviar o calorão dos últimos dias.