O CAPS AD é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.
“O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua”, explicou o Coordenador Técnico, Dr. Rogério H. Amaral.
A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, médico clínico, psiquiatra e auxiliares de enfermagem. Somente no último trimestre de 2011 foram atendidos 339 pacientes, além dos usuários flutuantes que somaram aproximadamente 67 atendimentos por semana.
Atualmente, o CAPS AD acompanha de perto 26 pacientes e um grupo de 16 jovens. “O número de jovens atendidos na unidade é grande, o que demonstrou a necessidade de realizar um trabalho de prevenção com crianças e jovens”, disse Rogério.
O CAPS AD vem trabalhando integrado com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Os encaminhamentos partem das unidades de saúde, ou o paciente pode chegar ao CAPS através de demanda espontânea”, afirmou.
O apoio da família é fundamental no processo de recuperação dos pacientes. Por isso, semanalmente, um grupo coordenado por psicólogas atende os familiares a fim de esclarecer dúvidas, anseios e dar o suporte que todos necessitam.
A proposta do CAPS AD é agir na área de prevenção e ambulatório. Para cumprir essa meta, a unidade desenvolveu o Projeto Primavera, percorrendo unidades do Espaço Amigo, ligado à Secretaria de Assistência Social, para orientar as crianças sobre os prejuízos causados pela dependência química.
O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) está localizado na Avenida Rotary, 29, Jardim Nomura, Cotia. O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.
Informações pelo telefone: 4616.3889.