O projeto de Lei aprovado pela Câmara de Cotia, Lei 1625/2011, regulamenta uma subvenção para dar sustentabilidade aos blocos já existentes e aos em formação subvencionados pela Consabs somente até 2012.
As reuniões aconteceram na Secretaria de cultura e Turismo onde o dialogo entre os blocos infelizmente devido à rivalidade e falta de clareza entre os grupos carnavalescos para investir na formação e estimulo das diferentes expressões desde a infância não conseguiram dialogar. Conclui-se a falta de dialogo entre os blocos e falta de construção ao longo do ano de um processo para criar esta cultura popular (samba, escolas de samba, formação de novos sambistas entre outros) desde sua base.
A Secretaria de Cultura e Turismo em todas as reuniões registrou em Ata todas as difíceis decisões dos grupos até chegarem ao consenso da programação anunciada.
A verba foi destinada aos blocos para locarem som, carro de som entre outros. Três dias antes o Blocica resolveu solicitar da Prefeitura via Secretaria de Cultura e Turismo um caminhão palco, foi atendido prontamente para puxar o samba, desde que adequassem com a verba recebida, o veículo fornecido.
O presidente da Blocica esteve presente no dia 18/2 em Cotia, presenciou a fatalidade e quebra do caminhão na apresentação das escolas Gresmac e Cidade das Rosas, mas omitiu no dia 19/2 expondo os seus maiores colaboradores locais.
As equipes das secretarias fizeram o possível e impossível para que a população recebesse neste momento o melhor do espírito carnavalesco, alegria e diversão sadia. Esperamos que o Presidente da Blocica que recebeu verba para estas infelizes fatalidades tenha feito sua parte, pois a secretaria esta empenhada e trabalhando até este momento para que o veiculo esteja adequado para Caucaia .
Esperamos que tenha aplicado no Bloco Carnavalesco melhorias no som para que os puxadores de samba não fossem prejudicados e nas fantasias prometidas ao seu grupo e que se retrate com todas as secretarias presentes e Secretários que tanto trabalharam e não simplesmente jogar palavras ao vento e microfones, salas e outros ambientes sem nexo e credibilidade. Infelizmente ele não foi coerente em passar toda responsabilidade a Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo, deveria no dia 18/2 quando estava no caminhão ao quebrar ter posto a mão na massa e não ter deixado a comunidade sem a estrutura que a Prefeitura forneceu.
No dia 2 Março os presidentes foram convocados para Prestar contas a Secretaria. Vamos ver o que terão a dizer à comunidade que lideram.