Comissão vai até IBAMA para questionar a duplicação da ferrovia em Caucaia do Alto!

Da Redação

Estiveram hoje (19), na Superintendência do IBAMA em São Paulo, o vereador Giba, membro da comissão permanente de Obras e Meio Ambiente da Câmara de Cotia, com os membros do COMDAR: Jubileide do Instituto Vis Viva, Alex da Força, do Sindicato dos Metalúrgicos, Wlad Farias da Associação EcoExistir, Dora Tischner do Instituto In-Pacto e do CONSEMA, além do presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Generoso e de Wagner, assessor do vereador Giba.
Na reunião, protocolaram dois ofícios, que contou com a assinatura do Secretário Municipal do Meio Ambiente de Cotia, Rubens Gurgel, além dos acima citados e mais 283 assinatura de munícipes, coletadas nos últimos 3 dias. Um dos ofícios solicita a realização de uma audiência pública para discutir o licenciamento da duplicação da ferrovia que cruza a reserva do Morro grande e o outro requer cópias dos estudos ambientais referentes ao empreendimento.
Foram recebidos pelo Superintendente Murilo Reple e pelo Coordenador de Licenciamento no estado de SP, João de Munno, que se comprometeram em enviar os Ofícios com parecer favorável, para a Diretoria de Licenciamento do IBAMA em Brasília pois é este o departamento responsável pelo licenciamento do empreendimento da ALL – América Latina Logística.
Abaixo, trecho do ofício protocolado no IBAMA.

“Ilmo. Senhor,


Nós moradores da Cidade Cotia, São Roque e Itapecerica da Serra, abaixo assinados, com na base na Resolução CONAMA 001 de 23/01/1986, Resolução CONAMA 009 de 03/12/1987, Resolução CONAMA 237 de 19/12/1997, Lei Federal 6.938 de 31/08/1981 e na Constituição Federal Art. 225 – Parágrafo 1º, inciso IV, solicitamos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA a realização de Audiência Pública, a fim de debater, esclarecer e informar a população afetada pelas obras de duplicação do segmento ferroviário Itirapina até Embu-Guaçu, de responsabilidade da Empresa Transportadora América Latina Logística-ALL.


O referido empreendimento atravessa grandes áreas de preservação ambiental como: APA de Itupararanga, Reserva Florestal do Morro Grande, APA Capivari-Monos, áreas responsáveis pela produção de água potável que abastece grande parte da Região Oeste e Sul da Grande São Paulo, além da Capital. Um empreendimento com tal envergadura e importância, de grande impacto ambiental para a região, deveria ter ouvido a população afetada direta e indiretamente pelo projeto, a fim de esclarecer possíveis dúvidas e receber as considerações da população das Cidades envolvidas no referido projeto através de Audiência Pública, o que de fato não ocorreu...

... Ressaltamos que a referida ferrovia atravessa o Distrito de Caucaia do Alto no município de Cotia, em trecho urbano, o que vem ocasionando acidentes graves com mutilações e até fatais, principalmente na Estrada dos Pires, onde há um pátio de manobras com passagem em nível, obrigando os moradores a passarem por baixo dos vagões, pois os mesmos ficam parados por horas esperando a passagem da composição que vem em sentido contrário.”

Segundo o Superintendente do IBAMA, dentro de 15 dias deverá nos enviar resposta aos ofícios protocolados, e forneceu aos presentes cópias da Licença Prévia concedida à ALL .
Todos deve agora ficar atentos à data da Audiência Púbica, para participar e apresentar sugestões relativas aos aspectos ambientais e de segurança da Ferrovia.
Postagem Anterior Próxima Postagem