Caucaia: Sem carro reserva, pacientes ficam sem fazer hemodiálise após ambulância quebrar

Os pacientes de Caucaia do Alto que precisam ir até o AME do Taboão da Serra realizar a hemodiálise ficaram sem transporte ontem (4), segundo pacientes e familiares essa não foi a primeira vez.

Cotia, não tem nenhum hospital que ofereça esse tipo de tratamento pelo SUS, com isso a Prefeitura de Cotia tem de fornecer transporte para essas pessoas que realizam o tratamento contínuo, 3 vezes por semana.


Segundo a Prefeitura de Cotia, a ambulância que leva os pacientes apresentou problemas mecânicos e teve que ir para oficina e não tem veículo reserva, com isso os pacientes de Caucaia ficaram sem fazer o procedimento. Vale ressaltar que pacientes que precisam do tratamento contínuo podem ter sérios problemas caso não façam a sessão indicada clinicamente.

Israel da Silva, que é filho de um dos pacientes de Caucaia relatou ontem que teve que levar seu pai até o Taboão "Hoje pela manhã recebi a ligação dizendo que não ia ter carro para levar, tive que cancelar meus compromissos no trabalho e levá-lo, pois não posso arriscar a vida do meu pai" disse.

O Cotia e Cia, entrou em contato com a prefeitura que informou que secretaria da saúde dispõe apenas de quatro veículos para o transporte de pacientes - um por região.

Segundo a Secretaria de Saúde, é aguardada a chegada de novos veículos para o transporte de pacientes. Os veículos serão viabilizados com emendas parlamentares e permitirão ao município dobrar a atual frota, além de passar a contar com um carro reserva.

Neste sábado (6), os pacientes precisarão novamente do transporte até Taboão da Serra e segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, amanhã o veículo que atende a região de Caucaia do Alto estará rodando normalmente. O reparo já foi providenciado.

O Cotia e Cia, já relatou o estado precário que as ambulâncias que transportam esses pacientes circulam em fevereiro do ano passado, na época a secretaria de saúde informou que havia feito o pedido por novos veículos, relembre clicando aqui.


Entenda o que é Hemodiálise:


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia a Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
Postagem Anterior Próxima Postagem