Prefeitura usa mensagens visuais para conscientizar população sobre impactos de fogos com estampidos em pessoas e animais
![]() |
Foto: Prefeitura de Cotia |
Diversos pontos de Cotia receberam faixas alertando a população sobre a Lei Municipal 2.070/2019, que completa 6 anos em 2025 e proíbe fogos de artifício com estampido. A ação da Prefeitura tem como objetivo ampliar o conhecimento da legislação e conscientizar sobre a importância do cumprimento da norma, que protege pessoas com transtornos do espectro autista, idosos e animais sensíveis ao barulho intenso, como aves e pets domésticos.
Com mensagens diretas, como “A lei é clara: fogos com estampido estão proibidos. Seja consciente”, as faixas foram afixadas em torno de campos, quadras e locais de eventos. Além disso, a campanha de conscientização está presente nos canais oficiais da Prefeitura, incluindo redes sociais e portal institucional.
“Toda forma de difusão de informação é importante. Informação gera conhecimento e, com conhecimento, a gente é mais consciente. Os fogos com estampidos podem arrancar sorrisos de alguns, mas provocam dor e susto em outros”, afirmou Solange Aroeira, Secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social.
A fiscalização da lei é feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia, mas devido à extensão territorial do município, flagrar infrações é um desafio. Por isso, a Prefeitura aposta na informação como principal ferramenta para evitar a soltura de fogos com estampidos.
“A Guarda Civil está sempre a postos, mas com o tamanho geográfico de Cotia, é difícil autuar todos os casos. Por isso, a conscientização é a melhor ação do poder público”, explicou o Secretário de Segurança, GCM Dourado. Ele acrescentou: “Cumprir a lei é um ato de empatia e cidadania. A festa só é completa quando todos podem celebrar em segurança, sem que a alegria de uns represente sofrimento para outros”.