Prefeitura diz que coíbe desmatamento e que Cotia é “alvo constante de criminosos”

Nota enviada ao Cotia e Cia é um posicionamento diante de um estudo que coloca a cidade em 3ª no ranking de desmatamento no estado de SP

Imagem: Reprodução / Tv Globo


A Prefeitura de Cotia se posicionou sobre um estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que coloca a cidade como a terceira do estado de São Paulo que mais desmatou mata nativa. O posicionamento foi enviado por meio de nota ao Cotia e Cia nesta quinta-feira (21).

A prefeitura aponta um dos motivos para o desmatamento crescente: “Devido a expansão urbana e a pressão por moradias, o município torna-se alvo constante de criminosos que desmatam com intuito de realizar parcelamentos do solo de forma irregular.”

Ainda se defende ao citar que o município emite autorização para supressão somente de árvores isoladas que se encontrem fora de Áreas de Preservação Ambiental.

“Vale salientar ainda o fato de que as autorizações para supressão em “Fragmentos Florestais” são emitidas pela Cetesb - Órgão Ambiental Estadual, visto que, o município só pode autorizar mediante a um processo administrativo, que após criteriosa análise dos profissionais habilitados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, emite autorização para supressão somente de árvores isoladas que se encontrem fora de Áreas de Preservação Ambiental”, diz em nota.

O poder executivo também salienta que coíbe práticas de crime ambiental. Para isso, disse que a cidade conta com um efetivo da Guarda Civil Ambiental no qual ao constatar possíveis infrações ambientais, “autua, lavra Auto de infração, e conduz coercitivamente o infrator à delegacia especializada em crimes ambientais”.

VEJA ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura informa que o município de Cotia, segundo os dados estaduais, possui uma das maiores coberturas vegetais incluindo vegetação nativa do Bioma “Mata Atlântica” da região metropolitana de São Paulo.

Devido a expansão urbana e a pressão por moradias, o município torna-se alvo constante de criminosos que desmatam com intuito de realizar parcelamentos do solo de forma irregular.

Vale salientar ainda o fato de que as autorizações para supressão em “Fragmentos Florestais” são emitidas pela CETESB - Órgão Ambiental Estadual, visto que, o município só pode autorizar mediante a um processo administrativo, que após criteriosa análise dos profissionais habilitados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, emite autorização para supressão somente de árvores isoladas que se encontrem fora de Áreas de Preservação Ambiental.

Para coibir as práticas de Crimes Ambientais a Cidade de Cotia conta com um efetivo da Guarda Civil Ambiental no qual ao constatar possíveis infrações ambientais, autua, lavra Auto de infração, e conduz coercitivamente o infrator à delegacia especializada em crimes ambientais.

Cabe ressaltar também que, além da vegetação nativa da Mata Atlântica, mais de 1/3 do território municipal é ocupado pela reserva florestal do Morro Grande. E que Cotia possui a Área de Preservação Permanente (APA) de Itupararanga e parte na Área de Proteção de Manancial de Guarapiranga, todas preservadas.
Postagem Anterior Próxima Postagem