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Prefeitura anuncia centro de combate ao coronovírus e central de atendimento

Confira as novas ações divulgadas pelo governo municipal de Cotia


A prefeitura de Cotia anunciou a implantação do 0800 484 8005 para tirar dúvidas de pessoas que apresentarem sintomas gripais, das 7h às 19h. A Central de Atendimento foi criada para minimizar impacto nos pronto atendimentos, com a chegada da pandemia trouxe acúmulo de pessoas nos pronto atendimentos. Dez profissionais aptos para dirimir dúvidas para informar se a pessoa deve ir à uma unidade de saúde. 

Além disso também foi anunciado o Centro de Combate ao Coronavírus que funcionará a partir de amanhã (20/03), na UBS do Atalaia que vai atender exclusivamente como Centro de Combate ao lado da UPA. O objetivo é apartar pessoas com síndromes gripais dos demais pacientes, pois no momento já é considerada transmissão comunitária do novo Coronavírus, portanto, qualquer paciente com sintoma gripal será atendido neste centro. A medida vai proteger os pacientes que buscam atendimento, mas não apresentam sintomas gripais. Nos Pronto Atendimentos do Parque São George e de Caucaia do Alto, espaços também foram destinados para atender exclusivamente pacientes com quadros gripais.

Outras ações:

  • Suspensão do atendimento nos Centros Integrados Tributários, o cidadão poderá se valer de diversos serviços que estão disponíveis no site da Prefeitura, em “Cidadão Online”. 
  • A Secretaria de Educação vai manter uma pessoa apenas por escola para atender na área administrativa. Os servidores trabalharão em esquema de plantão.
  • Estudo da implantação do kit merenda para atender as crianças de famílias carentes neste período de recesso escolar antecipado.
  • Recomendação para a suspensão de eventos religiosos (cultos, missas e outas celebrações) para evitar contato próximo entre muitas pessoas.
  • Estudo jurídico de algum apoio financeiro para que funcionários de empresas terceirizadas como TEG, merenda, não percam os seus postos de trabalho enquanto as atividades estiverem suspensas.
  • Estudo para redução de algumas taxas municipais para auxiliar os contribuintes do município. 
  • Determinação para que supermercados higienizem cestos e carrinhos de compras e disponibilizem álcool gel para os clientes.
  • Recomendação para que todos os restaurantes e bares mantenham uma distância de 2 metros entre as mesas e para que os pratos, copos e talheres permaneçam sempre cobertos.
  • Recomendação para horários específicos para atendimento de idosos no comércio, rede varejista, entre outros, além de diversificação de horário de entrada e saída de funcionários para não haver aglomeração.
  • Interatividade entre Saúde e Desenvolvimento Social para abordagem de pessoas em situação de rua para identificar se apresentam sintomas, oferecendo abrigos e, em caso de sintomas gripais, encaminhamento para o atendimento.

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