Confira dicas para compras na Black Friday que acontece nesta semana

Importante fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.


Chegou a semana em que os consumidores vão a loucura com descontos exorbitantes estampada nas lojas, sites e comércios em geral, mas será que os descontos realmente são reais? E como não cair em golpes? O Procon de São Paulo separou algumas dicas para que você não entre numa fria, confira.

  • Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
  • Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
  • O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
  • Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
  • Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
  • Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
  • Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
  • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Infelizmente a data no Brasil é caracterizada pela "metade do dobro do preço" mas mesmo assim, caso o consumidor pesquise bastante e siga as dicas, pode encontrar o produto por um preço mais baixo e com toda a segurança. Boas compras nessa Black Friday. 
Postagem Anterior Próxima Postagem