MP Eleitoral realiza evento em Cotia sobre a representatividade democrática feminina

O Ministério Público Eleitoral no Estado de São Paulo, por meio do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e com apoio da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), realizará, no próximo dia 29, o evento “Representatividade democrática feminina”. O encontro ocorrerá na cidade de Cotia, que foi escolhida como sede por ter historicamente baixa representação feminina nos poderes políticos locais – Câmara e Prefeitura.


Participarão do evento Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, procurador regional Eleitoral em São Paulo; Vera Lucia Taberti, promotora de Justiça que exerceu a função eleitoral durante o pleito de 2016 na 1ª Zona Eleitoral da capital; Mariana Arteiro Gargiulo, advogada em Cotia; e Fabiola Sucasas Negrão Covas, promotora de Justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MP/SP.

O objetivo da iniciativa é reunir o Ministério Público com representantes da sociedade civil para discutir ideias e estratégias que ajudarão a superar a falta de representação feminina nas instituições políticas locais. O evento inspira-se no Encontro Propositivo pela Igualdade das Mulheres na Política, realizado pela PRE/SP em 2016, e pretende dar voz à sociedade civil para combater a desigualdade de gênero na política.

Segundo levantamento feito pela Procuradoria, constante do mapa da desigualdade de gênero no Estado de São Paulo, dos 645 municípios paulistas, menos de 10% elegeram prefeitas. Do total de vereadores, apenas 8% são mulheres.


Postagem Anterior Próxima Postagem