Linhas de ônibus de Caucaia x Cotia operam sem cobradores


Problemas foram constatados pelo Cotia e Cia em três linhas; EMTU identificou em uma e autuou a empresa Intervias.

As linhas de ônibus intermunicipais, na região estão mais lentas à alguns dias, isso porque a empresa Intervias Raposo Tavares (Emtu), tirou um funcionário dos ônibus, o que antes era feito por um motorista e um cobrador, agora esta sendo feito apenas pelo motorista, que , por hora é cobrador.

As linhas ficam mais lentas, pela sobrecarga sobre o motorista, que além de dirigir, precisa cobrar a tarifa e liberar a catraca, sendo assim as paradas ficam mais lentas do que o que pode ser considerada normal.
Linha 503 (Caucaia x Portão) sem cobrador. Foto/Rudney Oliveira - Cotia e Cia

O Cotia e Cia, identificou que as linhas 351 (Caucaia x terminal Cotia) e 351BI1 ( Caucaia x terminal Cotia, via Pereiras) estão com esse "novo" sistema adotado.Vale ressaltar, que não é em todos os itinerários que o motorista também faz o papel do cobrador.

As linhas municipais de Cotia também adota essa postura de motorista fazer o que um cobrador faria, porém o valor da tarifa é bem abaixo que as linhas intermunicipais citadas. Em abril de 2014, foi prometido em audiência pública realizada pelo Conisud que a linha Caucaia x Cotia teria tarifa de linha municipal (2,60), a contrapartida seria a retirada do transporte alternativo (Lotações), porém isso não aconteceu.

Questionada sobre o caso a EMTU disse em nota que em fiscalização realizada no pico da tarde do dia 07/10 na linha 351 Cotia (Caucaia do Alto)/ Cotia (Terminal Metropolitano Cotia,) foi constatado que a linha foi operada com a presença do cobrador. Mas no serviço complementar 351BI1 Cotia (Caucaia do Alto) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia), na única viagem programada para o período, o veículo circulou  sem o cobrador, o que resultou em autuação do Consórcio Intervias. 

A empresa ainda finalizou dizendo que novas fiscalizações serão programadas para garantir a regularidade dos serviços oferecidos.

Hoje (8), por volta das 5:30 da manhã o Cotia e Cia Constatou que a linha 503 (Caucaia do Alto x Portão), também foi realizada apenas com o motorista, a EMTU foi informada na tarde de desta quarta sobre a nova linha.


Postagem Anterior Próxima Postagem