Cotia recebe apresentação gratuita de Ópera

Diretora cênica do projeto “Ópera na Escola”, Livia Sabag, também dirige em setembro a Ópera “Salome” no Teatro Municipal de São Paulo


óperaDisseminar a música erudita para alunos das escolas públicas do estado de São de Paulo e seus familiares é a proposta do Projeto “Ópera na Escola”, que no próximo dia 21 de setembro chega a Cotia . A primeira apresentação começa às 11h, na escola Prof Roberto Jorge Haddock Lobo Netto. Logo depois, às 15h, é a vez da escola Tenente Ernesto Caetano de Souza receber o espetáculo. A apresentação é realizada por cantores líricos, que através da interpretação da música traduzem as emoções da história contada na ópera cômica “A Criada Patroa”, escrita pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi.


O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitas crianças e seus familiares com o gênero musical operístico. Ao todo, 18 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. O “Ópera na Escola” é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o tica no Brasil e no mundo, o Projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além das crianças e familiares receberem informações sobre o espetáculo e a música erudita, os alunos também desenvolvem atividades didáticas relacionadas à Ópera.


“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem acesso à espetáculos eruditos, que geralmente são produzidos para uma elite de alto poder aquisitivo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até esse público, que julgamos carente.”, explica Livia Sabag.


A ópera “A Criada Patroa” conta a história dos criados Serpina e Vespone, que fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti.


Para a idealizadora e diretora do Projeto “Ópera na Escola”, Cléia Mangueira, projetos como esse são importantes para a expansão dos horizontes culturais das crianças e jovens: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A ópera nos pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e as comunidades carentes de ações culturais simplesmente não têm acesso à música erudita”.


As apresentações começaram em Mogi das Cruzes e já passaram por São Caetano do Sul, e até outubro percorrem Cotia, Araçariguama, Guarulhos, Pindamonhangaba e São José dos Campos.


Serviço
21/9 – Cotia
11h00 – EM Prof Roberto Jorge Haddock Lobo Netto
Endereço – Rua Azulão, 501, Jd Nova Coimbra
15h00 – EE Tenente Ernesto Caetano de Souza
Endereço – Rua Cabralia, 65, Jd Araruama


Postagem Anterior Próxima Postagem