Segurança Pública orienta como agir diante de casos de desaparecimento de pessoas

Foto ilustrativa
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cotia, atenta aos casos de desaparecimento de pessoas que ocorrem de modo geral em todo o país, divulgou algumas dicas de como agir diante destas situações.

O desaparecimento de familiares provoca desespero nas pessoas, mas, apesar da gravidade da situação, é necessário manter o controle, considerando que as horas seguintes serão de fundamental importância para localizar o desaparecido.

Ao constatar o desaparecimento de um parente, os familiares devem  imediatamente solicitar o apoio da policia. É importante ressaltar que ao comunicar a polícia, os parentes devem apresentar fotografias recentes, vestimentas e características da pessoa desaparecida.  O comunicado à polícia pode ser feito pelo190 ou pelo telefone da Guarda Civil de Cotia (11) 4616 2835.

A Secretaria de Segurança Pública de Cotia reforça a orientação de que assim que notar um desaparecimento, familiares ou responsáveis devem procurar a Polícia e a Guarda Municipal com urgência, pois estes profissionais terão condições de orientar o solicitante de todas as providências que devem ser tomadas.

Em casos de crianças e adolescente desaparecidos, deve-se  manter a calma e realizar uma busca em toda a vizinhança, na casa de amigos, parentes e em locais de convívio social que o desaparecido tem o hábito de  frequentar.

Se, após a busca, não houver nenhuma informação sobre a pessoa a ser localizada, o fato deve ser  imediatamente comunicado  a polícia e a Guarda Municipal de Cotia. Quando a pessoa desaparecida for criança e ou adolescente, a polícia é obrigada a registrar a ocorrência e iniciar as buscas conforme a Lei Nº 11.259/05.

A divulgação intensa do desaparecimento via rádio, jornal, televisão, rede social, centros de convivência e órgãos públicos é de extrema importância. Vale ainda ressaltar que o ideal é que a família conte com o apoio de outras pessoas que os auxiliem emocionalmente no planejamento e organização das buscas.

Muitas vezes, os parentes  omitem que  houve alguma discussão, ou outro fato de relevância, como, desentendimentos em família, afetivos, ou entre amigos de escola. No entanto, qualquer informação pode ser predominante para a realização das buscas.

Deve-se, ainda, observar atentamente os cadernos escolares, agendas, computador  e telefones com objetivo de encontrar algum indício que possa ser relevante para a busca.

Em Cotia, a Guarda Municipal está preparada para atuar diante destas situações, tanto no apoio às buscas, quanto no apoio aos familiares, por meio de orientações sobre como proceder diante de um caso de desaparecimento. A notificação pode ser feita também pelo telefone 11 4616 2835.
Postagem Anterior Próxima Postagem