SABESP esclarece falta de água na região de Caucaia do Alto

Caminhão pipa abastecendo
residências do bairro da Cachoeira
Nos últimos dias, o Cotia e Cia publicou duas matérias sobre falta de água na região de Caucaia, um no bairro do Planauto (acesse a matéria clicando aqui) e outro no bairro da Cachoeira (acesse a matéria clicando aqui), a SABESP em resposta as duas matérias se manifestou.

Em nota, a SABESP informou que o fornecimento de água na região está afetado pelo consumo acima da média, observado nos últimos dias, em virtude das altas temperaturas. Para minimizar os transtornos, a companhia enviou caminhões-pipa para atender os clientes da região ao longo dessa semana. 

Para melhorar o abastecimento, a Companhia implantará cerca de 5 km de adutora que levará mais água aos moradores de Caucaia do Alto. A previsão de conclusão das obras e para o final de 2014. (clique aqui e saiba mais do projeto)

A Sabesp lembrou que toda a região oeste da Grande São Paulo também será beneficiada pelo Sistema Produtor de Água São Lourenço, que vai tratar 4.700 litros por segundo e abastecer 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Serão investidos cerca de R$ 2,21 bilhões por meio de Parceria Público-Privada, com previsão de conclusão das obras em 2018. 

A Companhia ressalta que continuará monitorando constantemente a situação no local, a fim de garantir o bom funcionamento do sistema. A Sabesp conta ainda com a colaboração dos moradores para que evitem o desperdício e usem a água de maneira racional. 

A SABESP ainda alertou de como reduzir o consumo de água em casa. Veja as dicas:

- Escovar os dentes com a torneira aberta durante cinco minutos gasta 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Mas, se a torneira for aberta apenas para molhar a escova de dentes e se for utilizado um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros de água em casa e de 79 litros em apartamento.

- O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Abrindo a torneira apenas para o enxague, pode-se economizar até 9 litros de água em casa e 79 litros em apartamento.

- Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamentos. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Por isso, ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar.

- Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana.

- A água do tanque ou máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar o quintal ou a calçada.

- Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira aberta, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, faça a rega de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Use um regador ou, em último caso, uma mangueira com esguicho-revólver, podendo chegar a uma economia de 96 litros de água.

- Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Por isso, deve-se usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal.

- Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

As dicas de economia de água valem para todos, mas é importante identificar como você e sua família consomem água e onde podem economizar. Para isso, a Sabesp disponibiliza um “Simulador de Consumo”. Confira no http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/animacoes/index.html.

Veja as economias em números:

Hábito a ser mudado
Resultado
Torneira gotejandoDesperdício de 40 litros/dia
Torneira com filete de água correndoDesperdício de 130 litros/dia
Banho de 5 minutos fechando o registro ao ensaboar (casa)Economia de 90 litros
Banho de 5 minutos fechando o registro para ensaboar (apartamento)Economia de 162 litros
Acionar a descarga desnecessariamenteDesperdício de 10 a 14 litros
Escovar os dentes com a torneira fechada (casa)Economia de 11,5 litros
Escovar os dentes com a torneira fechada (apartamento)Economia de 79 litros
Barbear-se com a torneira fechada (casa)Economia de 9 litros
Barbear-se com a torneira fechada (apartamento)Economia de 79 litros
Lavar a louça com a torneira fechada, abrindo-a apenas para o enxague (casa)Economia de 97 litros
Lavar a louça com a torneira fechada, abrindo-a apenas para o enxague (apartamento)Economia de 223 litros
Ligar a máquina de lavar roupasGasto de 135 litros
Regar as plantas com mangueira com esguicho-revólverEconomia de 96 litros
Lavar a calçada com a mangueira durante 15 minutosDesperdício de 279 litros
Lavar o carro com baldeEconomia de 176 litros
Postagem Anterior Próxima Postagem