Entre as 45 equipes, dez já estiveram na elite paulista, sendo que três delas – Nacional, Portuguesa Santista e Jabaquara – estão entre os clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol (FPF).
O regulamento do torneio prevê que as equipes usem jogadores com idade-limite de 23 anos, podendo escalar três jogadores por partida acima desta idade. Com duração prevista de seis meses, a Segunda Divisão terá cinco fases e dará quatro acessos para a Série A3 do Campeonato Paulista de 2014. Confira os grupos da primeira fase:
Grupo 01
Neste grupo estão duas equipes que já participaram da elite paulista: o Araçatuba e o Bandeirante de Birigui. O também tradicional Fernandópolis, sexto colocado em 2012, o Tanabi, que contará com o experiente atacante Viola, e o Ilha Solteira, que volta após dois anos de ausência completam o grupo.
Grupo 02
O principal chamativo do grupo promete ser o duelo prudentino entre Grêmio Prudente e Presidente Prudente FC. Rebaixado na Série A3 ano passado, o Osvaldo Cruz quer o retorno imediato. Por sua vez, o Tupã aposta no técnico China, campeão ano passado com o Votuporanguense. O Assisense completa o grupo.
Grupo 03
Com metade dos seus integrantes já tendo participado da Série A1 do Campeonato Paulista, o grupo promete muito equilíbrio. Além da tradição de Taquaritinga, Matonense e Olímpia, o grupo regionalizado também terá a Inter de Bebedouro, rebaixada da A3 em 2012, José Bonifácio, quinto colocado da Segunda Divisão no ano passado, e Guariba.
Grupo 04
Pela primeira vez disputando a divisão, o XV de Jaú tem a companhia do Pirassununguense, um dos clubes mais antigos entre os filiados da FPF, e do Radium de Mococa, que já disputou a elite em 1951 e 52. Por outro lado, compõe também o grupo o Américo, fundado em 2007, e o Paulistinha, que disputou um único torneio profissional, em 2010. Completa o grupo o Palmeirinha de Porto Ferreira.
Grupo 05
Formado por equipes já mais próximas da capital paulista, o grupo tem o Taboão da Serra, campeão da divisão em 2010, mas que acabou rebaixado na A3 em 2012. Desportivo Brasil de Porto Feliz, Cotia, Elosport de Capão Bonito e Osasco são as outras equipes do grupo.
Grupo 06
Um dos clubes fundadores da FPF, o Nacional busca voltar aos melhores dias. Em 2013, o único representante da capital terá a companhia do Guarulhos, Primavera de Indaiatuba, SEV-Hortolândia, Atibaia e Sumaré.
Grupo 07
A rivalidade promete dar o tom do grupo. Na primeira fase serão quatro jogos entre times da mesma cidade. Logo na primeira rodada acontece o Clássico dos Gêmeos, entre ECUS e União Suzano. Mogi das Cruzes, por sua vez, terá Atético Mogi e União Mogi. Também fazem parte do grupo o Manthiqueira, que será comandado mais uma vez pela treinadora Nilma Alves, e Jacareí.
Grupo 08
Tradicionais e novatos compõem o Grupo 08. Se por um lado há os santistas e fundadores da FPF, Portuguesa e Jabaquara, do outro estão os diademenses CA Diadema e Água Santa, que farão suas estreias no futebol profissional. EC São Bernardo e Mauaense completam o grupo.
O Cotia FC estréia dis 28 abr (Domingo), ás 10:00 contra o Elosport. no estádio José Sidney da Cunha