Fala Cidadão: Morador reclama da estrada da morte de Caucaia!

Imagem/Google maps
Olá leitores e leitoras.

Como cidadão cotiano gostaria de inquirir às autoridades competentes e ao Prefeito Reeleito Carlão Camargo a respeito do cuidado com o trânsito da cidade.

Andando pelo Centro de Cotia não é difícil encontrar inúmeros guardas de transito. Eles estão aos montes nas principais ruas do centro da cidade. Ali aplicam multas (o que em muitas ocasiões agem de forma correta mediante o grande número de ocorrências de infração por parte dos motoristas e motociclistas); e interferem de forma direta para o travamento das vias em alguns horários.

Minha indignação vai além dos fatos explicitados. A Estrada de Caucaia tem se tornado uma verdadeira “estrada da morte”. Diariamente ocorrem acidentes nesta estrada. Muitos dos motoristas e motociclistas que ali trafegam parecem ter esquecido de lições elementares estudadas nas Autoescolas e centros de formação de condutores.

É muito comum no decorrer da Estrada, mas, sobretudo na região do Tijuco preto nos depararmos com motoristas parados na pista para realizar conversões à esquerda, seja para adentrar nos postos de gasolina, nos supermercados (Aquineuz) e para entrar na Estrada das Lajes (para quem intenciona ir a Vargem Grande Paulista). Tal atitude dos motoristas aumenta o risco de acidentes, haja vista que os que seguem precisam ultrapassa-los pelo acostamento colocando a vida dos pedestres em risco (lembrando que é uma estrada muito utilizada para a prática de caminhada).

O que mais espanta nessa atitude de parar no meio da pista é o grande numero de vans e ônibus escolares que fazem isso. Será necessária uma tragédia de repercussão nacional envolvendo crianças para que providencias sejam tomadas?

Na Autoescola não é ensinado que para realizar uma conversão à esquerda é preciso aguardar no acostamento de forma a não interferir na fluidez do trânsito? Onde é que estão nossos agentes municipais que poderiam ali realizar de forma mais coerente seu trabalho? Porque o Centro da cidade é mais privilegiada que o restante dela? Quantas mortes serão ainda necessárias para que o Sr Prefeito observe a falta de inteligência do Serviço de inteligência do transito municipal? Será preciso que alguma das autoridades se envolvam em acidentes para que isso seja feito?

A sugestão que faço é essa: desobstruam o centro da cidade com esse elevado numero de agentes e os distribuam pela cidade para que possam cumprir melhor seu papel. Outros pontos da cidade merecem atenção. Se houver agentes atuando de forma correta pelas ruas da cidade é bem possível que as infrações e acidentes diminuam. A Estrada de Caucaia, por exemplo, é uma Estrada sem Lei. Mas com muita gente perdendo suas vidas. Até quando isso será assim?


Por João António.


*Texto de leitores não refletem necessariamente a opinião do Cotia e Cia.




Postagem Anterior Próxima Postagem