
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a análise de textos, tendo alunos dos 8º anos como sujeitos principais da atividade. Buscou-se desenvolver a competência do aluno e sua capacidade em relacionar textos já existentes com sua criatividade, aperfeiçoando a sua habilidade de comparação. A análise de cada texto possibilitou aos alunos a interpretação entre os textos: desenvolvendo no aluno a habilidade de leitura, entendida como um processo que transita entre a teoria e a prática, ou seja, na ação social. Toda proposta teórica foi norteada por meio da intertextualidade que pode englobar todas as áreas do saber desenvolvidas na escola.
Vale dizer que a intertextualidade parte do princípio que a comunicação não se esgota no verbal ou no escrito e que temos várias informações que estimulam o aperfeiçoamento de novos códigos e novas mensagens. A Intertextualidade é um processo acumulativo que a partir de novas leituras amplia e aperfeiçoa os conhecimentos já adquiridos pelo aluno para desenvolver habilidades para que direcionem a competência de um leitor crítico e proficiente.

Que esta frase fique para a reflexão dos leitores adultos, lembrando que foi uma criança de 8º ano a expressar seu sentimento. Os agradecimentos em uma das páginas do Livro foram a Deus em primeiro lugar por lhes ter dado o direito à vida. Aos elaboradores do projeto, aos alunos participantes que colaboraram e dedicaram-se em desenvolver a recriação dos contos de fábulas selecionados. Aos pais de alunos pelo incentivo durante todo o trabalho, a Coordenação pelo apoio, aos professores que se dispuseram no desenrolar de cada etapa cedendo aulas e disponibilizando ajuda na realização de cada item preciso.
Professora que desenvolveu o Projeto é Maria Gonçalves e os alunos são do 8º ano do período da tarde.
*Por Andréa Rabelo