A Prefeitura de Cotia, iniciou no dia 27 de agosto, a oficina de teatro sob coordenação do ator e diretor, João Antunes. As aulas são semanais e acontecem no Centro Cultural do CESEP.
João Antunes é o responsável pela montagem do espetáculo da Paixão de Cristo no patrimônio histórico Aldeia de Carapicuíba. “Ele agrega diversas pessoas no espetáculo, exigindo um esforço detalhado no trabalho de formação e direção”, explicou a diretora de Turismo, Cristina Oka.
A Oficina de Teatro tem como objetivo a formação de atores para a montagem de espetáculos e performances em Cotia, dentro do Ponto de Cultura CEACOTUR da SELVA. O Ponto de Cultura disponibilizou desde 2010, algumas oficinas de teatro focada na construção e manipulação de bonecos. “Queremos consolidar quem sabe, com este trabalho agora iniciado e que se estenderá no próximo ano, uma companhia ou grupo de teatro”, explanou Francisco Maronna, diretor da SELVA.
O CEACOTUR da SELVA é fruto do convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura do Município de Cotia.
Cotia e Cia conversou com Luiz Gustavo, um dos estudantes! Veja:
Cotia e Cia:O que você acha sobre a iniciativa de formar uma oficina de teatro em Cotia?
Luiz:Acho uma grande oportunidade, não somente para a cidade mas para os habitantes. Quando eu fiquei sabendo da oficina foi através do blog (Cotia e Cia), logo que li a notícia liguei e garanti minha vaga. Foi uma surpresa chegar e ver que muitas outras pessoas também compartilham o mesmo gosto, muitas pessoas haviam se inscrito, isso foi muito bom.
Luiz:Não tenho contras a dizer dele, uma pessoa focada no ensinar todo seu conhecimento para os alunos, muito calmo, dedicado e de muito bom humor.
Luiz:Um grupo descontraído, esta semana já estávamos todos conversando como se nos conhecessemos a muitos anos, ou meses, mas o real era que só fazia uma semana. Todos temos um comprometimento com os exercícios passados, nessas duas aulas que tivemos não vi nenhum ficar no canto não querendo fazer, todos estamos dando nosso máximo.